Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Radio Rural
Tech

Empresa de Peritiba cria robô para ajudar a combater o coronavírus

O robô pode ser utilizado para desinfecção em empresas com alto fluxo de pessoas.

Rádio Rural
por  Rádio Rural
06/05/2020 08:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma empresa de Peritiba vem avançando significativamente nos estudos do combate ao coronavírus. A MasterData Tecnologia desenvolveu um protótipo de um robô autônomo modular que permite a utilização de diversas formas de desinfecção de ambientes, entre elas, com o uso de infusão de ozônio em água e utilização de lâmpadas UVC bactericidas.

Conforme os criadores, o robô pode ser utilizado para desinfecção de espaços em diversos tipos de estabelecimentos com alto fluxo de pessoas, ou ambientes que necessitam de esterilização, como em hospitais, clínicas, postos de saúde, aeroportos, empresas e industrias privadas, entre outros.

O robô desenvolvido tem capacidade de locomover-se, desviar de objetos, evitar contato com paredes, equipamentos, camas, ou qualquer outro item que possa estar em uma sala, pois contém diversos sensores que o ajudam e se locomover sem contato com o ambiente. Ozônio, é mais eficaz para desinfecções que água sanitária e cloro, sendo centenas de vezes mais rápido e eficaz nesse processo.

Desde 2001 o governo dos Estados Unidos já considera o Ozônio como uma substância antimicrobiana, com utilização liberada nos processos de beneficiamento de alimentos. Quanto à tecnologia de UVC, Segundo Hans Jorn Kolmos, professor de Microbiologia da Universidade do Sul da Dinamarca, “aplicando a quantidade certa de luz UVC sobre uma superfície, ela é desinfectada”.

Os criadores do projeto são André Fávero, Arthur César Ferri e Diego Baller. A MasterData Tecnologia está localizada na Linha Gaúcha, em Peritiba.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE