Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Empresa apresenta ações do Plano de Mobilidade de Erechim

Primeira reunião comunitária mostrou como está o andamento do estudo que envolve sustentabilidade econômica, social e ambiental do município

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
09/11/2022 18:09 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Erechim está em construção e entra na terceira etapa com diagnósticos e prognósticos. Na noite de terça-feira (8), a empresa GO Soluções em Projetos fez a primeira reunião comunitária e apresentou para representantes de bairros, lideranças de entidades, empresários, universitários, comunidade em geral e servidores públicos, como está o andamento dos trabalhos desta fase, e fez também atividades em grupo para entender o que as pessoas pensam sobre o assunto. O Plano de Mobilidade é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim coordenada pela Secretaria de Planejamento.

Plano de Mobilidade Humana

Na abertura, o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, disse que o estudo é bem abrangente e está diretamente relacionado ao bem-estar da população, envolve sustentabilidade econômica, social e ambiental do município. “Este é um Plano de Mobilidade Humana que visa humanizar, modernizar e integrar os espaços urbanos de Erechim, que tem 71 quilômetros quadrados de área urbana, e área total de 429 quilômetros quadrados”, disse.

Ele comentou que o plano tem prazo de 10 meses para ficar pronto, isto é, precisa ser entregue até abril de 2023. “O processo todo está indo bem e a empresa vai conseguir entregar dentro do prazo. Além disso, o Plano de Mobilidade faz parte de uma adequação à lei federal 12.587/2012 e para buscar recursos do governo federal”, afirma.

O secretário Paulo Jeremias dos Santos ressalta que o Plano vai trazer propostas e sugestões para estabelecer, de forma permanente, a segurança e eficiência do sistema de mobilidade em todos os âmbitos, reduzir a poluição sonora, visual, atmosférica, a emissão de gases do efeito estufa e o consumo de energia.

Depois que o estudo for concluído, o município precisa elaborar os projetos para executar as propostas do plano, que levam em conta a situação atual do município, os cenários futuros de curto prazo (2 anos), médio (6 anos) e longo prazo (10 anos).

A vereadora, Ana Lúcia de Oliveira, representando a Câmara de Vereadores, disse que num Plano de Mobilidade as pessoas têm que vir em primeiro lugar.

A secretária adjunta, Greicimara Samuel do Nascimento Zick, apresentou os trabalhos realizados por estudantes da rede municipal de ensino, crianças, jovens e adultos do CEJA. 

“Conseguimos envolver eles com a elaboração de trabalhos muito interessantes, como, por exemplo, a construção de uma maquete por crianças de 5 anos em que eles criam uma cidade como eles gostariam que fosse”, comenta.

O arquiteto, Vinícius Ribeiro, um dos responsáveis pelo estudo, disse que a elaboração de um Plano de Mobilidade é um processo educativo que envolve toda a comunidade. “Junto com o Plano de Mobilidade precisam ocorrer mudanças no Plano Diretor. Se a mobilidade não for tratada como prestação de serviços ela vai colapsar”, afirma.

Audiências públicas

A construção do Plano de Mobilidade prevê a realização de três audiências públicas para participação da comunidade, entidades, empresas e sociedade civil. A primeira será realizada no dia 22/11, as 14h, na Câmara de Vereadores de Erechim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE