Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Empreendedorismo cresce no Rio Grande do Sul e alcança 2,7 milhões de pessoas

Levantamento mostra que o efeito da pandemia de coronavírus sobre os negócios estabelecidos no RS foi menos severo do que na média brasileira.

O Sul
por  O Sul
20/08/2021 10:19 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Conduzida pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade) em parceria com o Sebrae RS, a terceira edição da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) revela que a taxa de empreendedorismo segue em alta no Rio Grande do Sul, passando de 26,3%, em 2018, para 36,5%, em 2020 – índice maior do que o brasileiro (31,6%).

Foto: Freepik

Segundo o levantamento, isso demonstra que o efeito da pandemia de coronavírus sobre os negócios estabelecidos no RS foi menos severo do que na média brasileira. Em relação às economias da América Latina e Caribe, o Estado fica atrás somente da Guatemala (que tem 39,8%) na comparação com a taxa total. Apesar dos riscos e da crise, mais da metade da população gaúcha (57,85%) percebe as oportunidades para abrir um negócio próprio nos próximos seis meses.

Com esse crescimento, o RS totaliza 2,7 milhões de empreendedores, enquanto no Brasil são aproximadamente 44 milhões. O levantamento mostra que um percentual elevado de empreendimentos nascentes (18,7%) está associado a serviços de catering, bufê e outros relacionados à comida preparada.

Esse tipo de serviço foi o que mais se destacou em relação aos empreendimentos novos, com 7%, enquanto entre os já estabelecidos, o maior percentual de empreendedores está associado aos serviços de construção (8,4%). Alimentação foi o grande destaque na criação de novos negócios em 2020. Com a pandemia, enquanto vários setores se retraíram, esses serviços de catering e de comida, especialmente via delivery, ganharam e ocuparam seus espaços.

Formalização

Além do avanço do empreendedorismo, o RS registra aumento na proporção de negócios formalizados. O levantamento mostra que passou de 31%, em 2018, para 50,4%, em 2020, o índice de formalização, superando a média nacional de 44,2%. Outro dado relevante da pesquisa GEM é que, no RS, há maior resiliência e preservação dos negócios estabelecidos, mesmo na pandemia. A taxa de empreendedorismo estabelecido foi de 14,8%, enquanto no Brasil ficou em 8,7%.

A pesquisa também apresenta a relação entre o nível de escolaridade do empreendedor e as atividades desenvolvidas. A conclusão é que houve uma tendência em ampliar o número de atividades conforme aumenta o nível educacional. Entre os empreendedores com nível superior completo, surgiram atividades mais especializadas, sobretudo relacionadas às profissões liberais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE