Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Emenda do vereador Anacleto Zanella garante participação popular em discussões sobre o Fundo Municipal de Saneamento Básico

Para o vereador, a aprovação da emenda é uma importante conquista para a comunidade, que poderá participar e opinar diretamente em um tema de grande relevância

Giuliano Olivar/Assessoria
por  Giuliano Olivar/Assessoria
22/11/2023 15:00 – atualizado há 26 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada na segunda-feira (20), foi aprovada por unanimidade uma emenda de autoria do vereador Anacleto Zanella (PT) ao projeto do Poder Executivo referente a alterações na lei que dispõe sobre os serviços de abastecimento de água e esgoto sanitário no município. A proposta do parlamentar garante a participação popular no Conselho de Orientação e de Controle Social, que discutirá sobre o Fundo Municipal de Saneamento Básico.

Inicialmente, no projeto encaminhado pela Prefeitura, o referido conselho seria composto pelos secretários de Gestão e Governança; Fazenda; Obras Públicas, Habitação, Segurança Pública e Proteção Social; Administração e Meio Ambiente, além de dois membros escolhidos pelo prefeito. A partir da emenda de Anacleto, a composição contará com os cinco secretários citados e quatro membros da sociedade civil organizada, representando sindicatos de trabalhadores; entidades empresariais; associações de moradores de bairros e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para o vereador, a aprovação da emenda é uma importante conquista para a comunidade, que poderá participar e opinar diretamente em um tema de grande relevância. “A participação da sociedade não estava garantida no conselho. Estudando a matéria, a lei nacional que embasa esta lei municipal garante em seus fundamentos que é princípio da gestão de água e saneamento a participação de todos no debate sobre um direito básico como esse, especialmente no que diz respeito à aplicação dos recursos do Fundo Municipal”, frisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE