Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

EMEI Copas Verdes desenvolve atividade de Educação Fiscal com tema Junino

A Educação Fiscal faz parte das atividades de todas as escolas da rede municipal de ensino.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
21/06/2021 14:21 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A EMEI Copas Verdes desenvolveu neste mês, uma atividade de Educação Fiscal com tema das Festividades Juninas. Através do teatro “A colheita de Seu João e Dona Chica”, toda escola foi envolvida, com funcionárias, professoras e principalmente as crianças.

“É um momento em que foi possível muita exploração e despertar de curiosidade. Podemos trazer para nossas crianças a origem da comemoração Junina e a importância da vida na roça, além da exploração de objetos antigos, reflexões sobre a lida no campo e o cuidado com os animais e a plantação. Também aproveitamos para incluir nessa atividade, as questões do Programa de Educação Fiscal”, explica a diretora da escola, Mírian Poletto.

O teatro recebeu o auxílio dos estudantes que estavam na plateia, que foram dando suas dicas e possibilidades para o desenrolar do enredo e a solução dos problemas. Além disso, a equipe aproveitou para estimular as crianças, a importância de pedir a nota fiscal na compra das sementes na agropecuária para realizar o plantio, o que foi abordado no teatro e posteriormente na “Feira do Seu João”. Os produtos da roça foram para a cidade e chegaram até as crianças da escola.

As crianças foram convidadas pelo Seu João e Dona Chica para fazerem também a sua festa em comemoração à colheita, assim pesquisaram com as cozinheiras da escola receitas típicas da culinária Junina e fizeram uma lista de compras dos ingredientes necessários. Eles também receberam dinheiro (de faz de conta) e foram até a feira realizar compras.

“Foi um momento de muita exploração, descobertas, resolução de desafios e estratégias. Eles pesaram, contaram, levantaram suas hipóteses, experimentaram e por fim, receberam sua nota fiscal conforme Seu João e Dona Chica ensinaram no teatro, da necessidade e importância para o desenvolvimento da cidade”, destaca a coordenadora Pedagógica, Lucimara Welke Sarginski.

Depois das compras, as crianças entregaram os produtos à cozinheira da escola e acompanharam a ela fazer o lanche. A atividade foi filmada e encaminhada para os estudantes que estavam com atividades não presenciais.

A coordenadora da Educação Infantil, Andressa Confortin, lembrou da parceria fundamental entre as secretarias de Educação e da Fazenda para o desenvolvimento dos hábitos fiscais. “A escola é o espaço ideal para desenvolver hábitos cidadãos e de pedir nota fiscal. Esse é um projeto que abrange todas escolas do Sistema Municipal de Ensino”, finaliza.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE