Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Santa Catarina

Embrapa de Concórdia faz 2,2 mil exames da Covid-19

Número foi alcançado em 12 dias e quer aumentar a capacidade em apoio ao Laboratório Central (Lacen).

Assessoria/Embrapa/Concórdia
por  Assessoria/Embrapa/Concórdia
27/05/2020 17:47 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Embrapa Suínos e Aves em Concórdia realizou em 12 dias aproximadamente 2,2 mil diagnósticos de exames para a Covid-19, após a parceria realizada entre os Ministérios da Saúde e Agricultura e o Governo de Santa Catarina, através do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

Um dos laboratórios da unidade de Tamanduá em Concórdia foi adaptado dentro dos padrões exigidos para realização dos procedimentos visando dar celeridade na realização dos exames de cidades do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina.

A chefe da unidade da Embrapa em Concórdia, Janice Zanella, afirma que o trabalho é realizado diariamente, inclusive aos domingos devido a grande demanda. Com isso, os profissionais enfrentam algumas dificuldades com a limitação dos insumos. Alguns encaminhamentos foram dados em Brasília e também junto a Secretaria de Estado da Saúde.

Entretanto, a Embrapa de Concórdia está buscando alternativas junto a comunidade e empresários para ampliar o processo de análise. A proposta é viabilizar recursos da iniciativa privada para dar sequência ao trabalho. São necessário Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), reagentes, entre outros. Janice revela que a Embrapa também está tentando viabilizar recursos para comprar kits de testes através de uma empresa alemã. Dessa forma seria possível garantir ainda mais rapidez nos diagnósticos.

Com os kits da empresa alemã (pelo menos 20) que teriam um custo estimado de R$ 100 mil seria possível reduzir consideravelmente o tempo para realização dos exames. Janice diz que é possível dobrar a capacidade de análises diárias com o investimento nesses kits.

Nas últimas horas a Embrapa conseguiu viabilizar uma conta através da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento – FAPED, caso a população tenha interesse em contribuir. Todo o recurso deverá ser destinado ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da Embrapa em Concórdia no diagnóstico da Covid-19 no Oeste e Meio-Oeste.

Janice explica que seria necessário uma compra mínima de kits para que uma “máquina” seja instalada em Concórdia visando agilizar os exames que chegam diariamente na parceria com o Lacen.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE