Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Emater/RS-Ascar realiza oficinas de comercialização online e marketing digital para cooperativas

A comercialização online é uma estratégia de vendas que vem apresentando forte adesão e a tendência é de contínuo crescimento.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
por  Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
02/12/2020 20:08 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Comercialização online por meio de aplicativos e ferramentas digitais foram os temas tratados nas oficinas online sobre comercialização e marketing digital realizadas na quinta-feira (26/11) e na terça-feira (01/12), pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Erechim. Participaram dirigentes, colaboradores e associados da Cooperativa Lagoense da Agricultura Familiar (Coolaf), Cooperativa de Hortifrutigranjeiros Doces e Conservas Coloniais Santa Catarina de Cacique Doble (Coohorti), Cooperativa de Produtores de Alimentos Orgânicos em Economia Solidária de Sananduva (Coopvida) e da Cooperativa Agrofamiliar (Agricoop), filial de Aratiba.

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar e instrutores da oficina, Jhonatan Munaretto Imlau e Cleunir Augusto Paris ressaltam que a comercialização online é uma estratégia de vendas que vem apresentando forte adesão e a tendência é de contínuo crescimento, sobretudo por apresentar praticidade e agilidade, além de proporcionar maior amplitude de mercado. “Nesta perspectiva, os meios digitais se apresentam como oportunidade para a inserção em mercados também para as cooperativas e empreendimentos da agricultura familiar”, avaliam.

Para eles, é extremamente relevante às cooperativas da agricultura familiar aderirem a novos canais de vendas e de dinamizarem as estratégias de marketing por meio de ferramentas digitais a fim de manter, prospectar e atrair novos clientes e ampliar as vendas.

Nas oficinas foi abordada a comercialização online com a utilização de aplicativos gratuitos. Os participantes fizeram atividades sobre aspectos de cadastro do empreendimento, disposição dos produtos (especificação, preço e fotos) e configurações de apresentação do empreendimento/cooperativa, horário de atendimento, delivery ou retirada, formas de pagamento, geração e envio de pedidos, entre outros aspectos. Ainda foi tratado o cadastro e gerenciamento do empreendimento no Google Meu Negócio, uma ferramenta de marketing digital gratuita disponibilizada pelo Google. Os produtores também foram orientados a respeito da elaboração de cartão de visitas digital e interativo, nos aspectos referentes ao dimensionamento, formato e recomendações de uso.

O dirigente da Coohorti Cleomir Antonio Zaparoli destaca a importância do tema da comercialização e do marketing abordados na oficina, “pois cada vez mais é necessário qualificar o processo de comunicação com o consumidor e ampliar os canais de comercialização de nossos produtos”. Zaparoli parabeniza a Emater/RS-Ascar pela iniciativa e frisa a importância do trabalho desenvolvido junto à agricultura familiar e suas organizações.

A colaboradora da Coolaf Guanaany Luneli conta que a cooperativa realiza a comercialização por intermédio de plataforma digital com serviço de delivery de alimentos desde abril de 2020, numa estratégia proposta e orientada pela Emater/RS-Ascar. “Neste momento, seguindo as orientações da Emater, a fim de qualificar e agilizar o processo e a gestão das vendas/pedidos online, estamos migrando para uma nova plataforma de vendas”, disse. Guanaany ressalta ainda que “a oficina foi determinante para a apropriação dos aspectos operacionais e configurações do novo aplicativo de vendas online, com isso a cooperativa passará a utilizá-lo já nos próximos dias”. Atualmente a Coolaf também dispõe de loja física, a Casa do Produtor de Lagoa Vermelha, com atendimento presencial de segunda a sexta-feira no horário comercial.

Para, a extensionista da Emater/RS-Ascar de Lagoa Vermelha Denise Fereira de Oliveira aprender a trabalhar e implementar o uso das ferramentas digitais, pensando na facilidade para o consumidor final é fundamental para o empreendimento alcançar bons resultados no mercado. “É determinante qualificar e ampliar os canais de comercialização, a fim de viabilizar a venda da produção realizada pelos agricultores”, constatou.

As cooperativas Coolaf, Coopvida, Coohorti e Agricoop são beneficiárias do Programa Mais Gestão da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que objetiva a qualificação da gestão e acesso a mercados de 124 cooperativas da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, e também do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), que prevê a introdução de melhorias técnico-gerenciais, produtivas, comerciais, de marketing e educacionais, a fim de auxiliar as cooperativas a desenvolver seus recursos e potencializar o acesso a novos mercados, ambos programas executados pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE