Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Emater/RS-Ascar promove processo de qualificação e certificação da erva-mate

A qualidade da erva-mate cultivada pelos produtores gaúchos assistidos pela Emater/RS-Ascar é avaliada pelos classificadores da Instituição

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
05/01/2023 17:41 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A qualidade da erva-mate cultivada pelos produtores gaúchos assistidos pela Emater/RS-Ascar é avaliada pelos classificadores da Instituição. O processo acontece do transporte do produto até as análises laboratoriais, quando são observados os valores e componentes, leveduras, resíduos de agrotóxicos, umidade, matérias estranhas, salmonelas e coliformes. A partir dessa investigação minuciosa é que se dá a qualificação e certificação da erva-mate, cujas amostras determinam o padrão e o preço da matéria-prima. 

Os produtos processados pelas agroindústrias, com certificação da Emater/RS-Ascar, possuem rastreabilidade, ou seja, seus rótulos definem a propriedade de origem e o nome do produtor, bem como o número para contato, a época do plantio e da colheita, a variedade da erva-mate, entre outras características do produto.

Imagem: Kesya Vidal

QUALIDADE CERTIFICADA

O classificador Deniandro Rocha, do Núcleo de Certificação de Produtos (NCP) da Emater/RS-Ascar, destacou a vantagem do selo de qualidade da erva-mate para as ervateiras. “Os produtores podem adquirir o selo da qualidade de produção se atendidos os 150 requisitos do Manual de Qualidade da Erva-Mate da Emater/RS-Ascar. 

Os requisitos visam às boas práticas agrícolas e de fabricação, segurança do trabalho, atendimento às legislações municipal, estadual e federal. O selo garante uma melhoria contínua do produto, visto que é feita uma avaliação anual do processo industrial com a intenção de manter a qualidade da erva-mate", pontuou Rocha.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE