Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Emater/RS-Ascar promove capacitação para apicultores em São Valentim

Vinte produtores do município que estão envolvidos com a apicultura participaram da atividade.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
10/10/2022 18:36 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Com objetivo de discutir a apicultura, com foco no manejo da abelha, tendo em vista a importância que esses animais têm para natureza, visando sua preservação, bem como alternativa de fonte de renda, foi realizado uma capacitação sobre o tema na quinta e sexta-feira (06 e 07/10), em São Valentim. 

Vinte produtores do município que estão envolvidos com a apicultura participaram da atividade, promovida pela Emater/RS-Ascar com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Inspetoria Veterinária, cooperativas Cresol e Sicredi e CTG Ronda Crioula.

As orientações foram repassadas na Câmara de Vereadores e na propriedade do apicultor Jandir Buratti pelos extensionitas da Emater/RS-Ascar, Vilmar Fruscalso, que abordou a biologia da abelha; Juliano Galina, que orientou sobre o tema enxameação e divisão de colmeias. 

O médico veterinário André Trierweiler falou sobre declarações e obrigações sanitárias. A ação teve ainda a parte prática de processamento do mel, com o médico veterinário Pietro Augusto Mantoani, da Secretaria Municipal da Agricultura; e de preparo de alimentos para as abelhas, com os extensionistas Vilmar Fruscalso e Juliano Galina.

No segundo dia foram tratados temas como a alimentação, equipamentos, revisão das colmeias e produtos das abelhas. A capacitação encerrou com uma visita em um apiário, com manejo e revisão das colmeias. Durante os dois dias houve troca de experiência entre os participantes.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE