Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Severiano de Almeida fazem capacitação para citricultores

O objetivo foi capacitar os produtores que fazem parte do Programa Municipal de Citricultura, executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico,

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
13/08/2021 16:56 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um grupo de citricultores de Severiano de Almeida participou de uma capacitação em citricultura, realizada na quarta-feira (11/08), nas dependências do Clube Guarany. O objetivo foi capacitar os produtores que fazem parte do Programa Municipal de Citricultura, executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, comandada pelo secretário Valmor Lazarin.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

A capacitação foi ministrada pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Genuir Luis Denega e Clecir Miguel Nonnenmacher. Eles apresentaram um contexto histórico da atividade, que começou a ser implantada comercialmente na década de 1990, bem como informações gerais acerca da cultura no município. Também durante a manhã foram repassadas informações sobre implantação e manejo inicial de pomares, sistematização e fertilidade do solo e podas.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Na pela parte da tarde os participantes visitaram a propriedade do produtor Alfeu Basso, onde acompanharam uma prática sobre preparação de perfil de solo para pomares, planejamento de estradas para otimização dos tratamentos, da colheita e do carregamento, além de práticas de poda de formação em plantas jovens e poda de manutenção e rejuvenescimento em plantas em produção. Os presentes também puderam conhecer uma coleção de mais de 50 variedades de citros que estão sendo testados na região do Alto Uruguai.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Além dos citricultores, estiveram presentes o prefeito Milto Vendruscolo, o presidente da Câmara de Vereadores, Ilário Faricoski, o presidente do Sutraf Arcenio Mohr, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Erechim, Cézar da Rosa, entre outras lideranças locais. Na ocasião foi assinado pelos citricultores os contratos do Programa Municipal de Citricultura. O evento foi patrocinado agência do Sicredi de Severiano de Almeida e pela Mondini Plantas/Citrícola Alto Uruguai, viveiro de Severiano de Almeida. Para os próximos meses, atendendo a uma demanda solicitada pelos citricultores, está programado um novo encontro de capacitação com tema relacionado à identificação e tratamento de pragas e doenças e também sobre os trâmites envolvendo o cadastramento de pomares para o acompanhamento e emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO).


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE