Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Emater/RS-Ascar auxilia no fornecimento e distribuição de alimentos da merenda escolar

Emater irá fazer a mediação entre os agricultores fornecedores de alimentos e as entidades executoras e unidades executoras (Direção das escolas estaduais).

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
por  Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
17/04/2020 11:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Governo Federal garantiu, através da Lei 13.987, sancionada em 07 abril de 2020 e resolução 02, de 09 de abril de 2020, a distribuição de gêneros alimentícios para a merenda escolar, adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para as famílias de estudantes que tiveram suspensas as aulas na rede pública de educação básica, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Emater/RS-Ascar

Esse processo será deflagrado pelo poder público do RS, sendo que a Emater/RS-Ascar, como entidade articuladora das compras da agricultura familiar no Pnae, irá fazer a mediação entre os agricultores fornecedores de alimentos e as entidades executoras (secretarias municipais de Educação) e unidades executoras (Direção das escolas estaduais). 

Caberá à Instituição auxiliar os assessorados na elaboração dos calendários de distribuição, horário e logística de entrega, a partir das definições das entidades e unidades executoras, bem como orientar os agricultores fornecedores e as cooperativas e principalmente os transportadores de alimentos, acerca dos protocolos de biossegurança para entrega dos produtos, seguindo os informes da Emater/RS-Ascar. Além disso, a Instituição deverá atentar para a manutenção de entrega periódica de hortifrutigranjeiros, auxiliar as entidades e unidades executoras quanto à organização de logística de entrega, e auxiliar na execução ou organização de chamadas públicas, entre outros.

Em Guaporé, o poder público, através da Secretaria de Educação, com auxílio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), presidido por Jane Barato, extensionista rural da Emater/RS-Ascar, realiza semanalmente, nos pátios das escolas, a entrega de kits com produtos para as famílias em vulnerabilidade social e que estão enfrentando mais dificuldades econômicas nesse período. No município, as atividades estão suspensas temporariamente até o dia 30 de abril.

“Com esse ato, todos os envolvidos mostram compreensão social e valorização daquilo que os agricultores familiares fazem diariamente, que é produzir alimento, que vai ajudar sobremaneira as famílias dos alunos”, diz Jane.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE