Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Em visita ao parque de exposições, Mourão destaca “orgulho” pela Expointer

A 44ª Expointer começou no sábado (4/9), respeitando todos os protocolos sanitários definidos para que o evento volte a receber o público, de forma limitada

Governo RS
por  Governo RS
06/09/2021 15:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Recepcionado pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e pela secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, na casa do governo gaúcho no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, visitou a Expointer nesta segunda-feira (6/9).

"Um evento deste porte só está sendo realizado porque avançamos na vacinação. Atingimos ontem a marca de 200 milhões de brasileiros vacinados. Por isso, consequentemente, seguindo todos os protocolos sanitários, estamos podendo desfrutar da Expointer, que sempre foi um ponto de encontro da cultura gaúcha e daquilo que o RS produz", disse o vice-presidente Mourão.

Conhecida como a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a 44ª Expointer começou no sábado (4/9), respeitando todos os protocolos sanitários definidos para que o evento volte a receber o público, de forma limitada. Em 2020, a feira foi realizada pela primeira exclusivamente em formato virtual, mas Mourão também visitou o parque em um dos nove dias da feira.

WhatsApp Image 2021 09 06 at 14 58 39
Acompanhando do vice-governador Ranolfo e da secretária Silvana Covatti, vice-presidente Mourão percorreu parte da Expointer - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

"Estar aqui vendo a grandeza do evento, a qualidade dos animais expostos, o trabalho diuturno realizado por mulheres e homens que estão campo afora do nosso Rio Grande, a gente só tem que encher o nosso peito de orgulho", acrescentou o vice-presidente.

Ainda durante esta segunda (6), Mourão acompanhou a premiação a produtores de gado, cavalos e ovinos de raça, visitou o pavilhão de bovinos e participou de almoço na Casa da Febrac (Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça).

"A Expointer é um momento em que nós gaúchos demonstramos a nossa vocação para o resto do país e para o mundo. No ano passado, por causa da pandemia, não conseguimos realizá-la de modo presencial, mas neste ano, num esforço do governo e das entidades copromotoras, estamos realizando a 44ª Expointer. Isso significa, para nós, uma retomada, um recomeço e, mais ainda, um exemplo de evento com rigorosos protocolos sanitários", afirmou o vice-governador Ranolfo, que representou o governador Eduardo Leite, que está em viagem.

Os portões estarão abertos diariamente, das 8h às 19h30, até o dia 12 de setembro, para receber até 15 mil visitantes ao dia. Todas as atividades funcionam até as 23h. Os ingressos são vendidos no site oficial da Expointer antecipadamente, mediante o preenchimento de formulário elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

WhatsApp Image 2021 09 06 at 14 58 37
Vice-governador Ranolfo recebeu vice-presidente Mourão na Casa Branca, sede do governo do Estado no parque Assis Brasil - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

O público pode conferir os pavilhões dos animais de argola que, neste ano, chegam a 2.825, de 89 raças diferentes, além de julgamentos, leilões, feira da agricultura familiar, exposição de máquinas agrícolas, artesanato e shows musicais transmitidos ao vivo pela internet, entre outros. Ao todo, a feira contará com 546 expositores entre empreendimentos da agricultura familiar, comércio, empresas de máquinas agrícolas e de serviços.

Entre as autoridades que confirmaram presença, estão a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que participará da abertura oficial, às 10h do dia 10, quando ocorre o desfile dos campeões.

Todas as pessoas serão obrigadas a usar máscara e passarão por uma triagem na entrada do parque, com medição de temperatura. Não será obrigatório estar vacinado contra a Covid-19 para participar do evento.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE