Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Em uma semana, nove coletores ficaram feridos com vidros descartados de forma incorreta

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem novamente pedir à população que façam o descarte correto de vidros que são recolhidos pela coleta seletiva

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
06/03/2023 13:20 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem novamente pedir à população que façam o descarte correto de vidros que são recolhidos pela coleta seletiva. A prática de descartar vidros sem o cuidado adequado levou nove coletores a se cortarem na última semana, causando desgaste à saúde dos mesmos e prejuízo na coleta devido a diminuição da mão de obra, sendo que os coletores precisam ficar afastados com atestado médico em razão dos cortes sofridos pelos mesmos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, é muito importante que a população esteja atenta na hora do descarte de vidros. 

“As pessoas que trabalham com a coleta seletiva são fundamentais para a limpeza urbana e para a reciclagem do lixo. Para que elas atuem em segurança é preciso que os munícipes façam a sua parte. Você não pode simplesmente guardar o vidro em sacolas plásticas. Por serem pontiagudos e cortantes, eles podem rasgar as sacolas e machucar quem for pegá-las. O ideal é embrulhá-lo em jornais e, depois disso, guardar em caixas de leite ou de papelão. Com isso, é praticamente impossível que o vidro fique para fora da embalagem e machuque alguém” orienta Cristiano Moreira.

Porém vale ressaltar que o descarte correto não termina aqui. Depois desse processo, você ainda deve depositar o material no local correto. Se for deixá-lo na rua junto ao restante do lixo reciclável a ser recolhido pela coleta seletiva, é fundamental que o vidro fique a uma certa distância dos outros e, preferencialmente, tenha uma indicação do que se trata.

“Com essas pequenas medidas você faz o descarte correto do vidro e evita que os coletores que trabalham tanto na coleta, quanto na reciclagem se cortem. Pense nos trabalhadores da coleta seletiva. Se você simplesmente jogar o vidro fora em uma sacola, como faria com outros materiais, é possível que eles se machuquem gravemente. É preciso ter todo um cuidado para que isso não aconteça. Por isso reforçamos: descarte o vidro de forma adequada e coloque uma identificação na embalagem para que os coletores saibam que se trata de objeto cortante”, finaliza o secretário de Meio Ambiente, reforçando que o procedimento, iniciado em segurança em casa, também garante a segurança dos coletores de material reciclável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE