Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Em sessão solene, Legislativo homenageia os 30 anos do ingresso de mulheres no 13º BPM

Entrega de Menção Honrosa marcou a atividade, proposta pelo vereador Anax Pezzin.

Giuliano Olivar/Assessoria
por  Giuliano Olivar/Assessoria
13/12/2023 11:19 – atualizado há 12 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na noite da última terça-feira (12), o Poder Legislativo erechinense celebrou o aniversário de um importante marco na história do município: os 30 anos do ingresso de mulheres no 13º Batalhão de Polícia Militar. Para eternizar esta data, foi realizada uma sessão solene com entrega de Menção Honrosa à corporação, proposta pelo vereador Anax Pezzin (Republicanos). Ao longo dos anos, a presença de mulheres no meio policial aumentou consideravelmente, e elas deixaram de atuar apenas em policiamento escolar, controle de trânsito e eventos especiais, passando a executar as mesmas funções que os homens.

“Vocês vieram para construir e agregar”

Em seu pronunciamento na tribuna, o parlamentar proponente da homenagem valorizou a participação feminina na Brigada Militar, enfatizando características que as tornam de suma importância para a corporação. “A sociedade tem evoluído muito e vocês são merecedoras de tudo o que fazem. Vocês vieram para construir e agregar na Brigada. A sensibilidade que nós homens não temos, vocês têm. Com certeza enxergam coisas que o pelotão masculino nunca verá, e essa união de esforços é que faz o crescimento da sociedade e da Brigada como um todo, prestando um serviço relevante e imprescindível à manutenção da lei e da ordem”, destacou Anax.

“Um marco histórico”

Além de integrantes do pelotão feminino atual, estiveram presentes no plenário mulheres que participaram da primeira turma, há três décadas. O comandante do 13º BPM, Major André Konigonis, fez questão de saudar quem iniciou a história de sucesso celebrada na sessão. “As primeiras mulheres que entraram na Brigada construíram um legado, que hoje é tão bem trabalhado pelas nossas policiais que estão na ativa. A inclusão da mulher é um marco histórico, trouxe um outro olhar sobre o atendimento ao público. Vocês têm uma sensibilidade bem diferente para atender a certos tipos de ocorrência, e encontraram seu caminho próprio dentro da instituição”, declarou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE