Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Em Porto Alegre, moto é recolhida com dívida de R$ 94 mil em 180 multas

O excesso de velocidade nas vias representava a maioria das infrações do veículo, de acordo com os agentes que fizeram a abordagem.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
05/01/2020 21:39 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A EPTC flagrou, na madrugada deste domingo (5), uma motocicleta com 180 multas não pagas pelo proprietário. O caso foi registrado durante uma operação Balada Segura, na zona Sul de Porto Alegre. O excesso de velocidade nas vias representava a maioria das infrações do veículo, de acordo com os agentes que fizeram a abordagem.

As multas devidas pelo condutor totalizam R$ 94 mil. Parte das infrações já venceu, enquanto outras ainda estão dentro do prazo para recurso. 

A motocicleta acabou sendo recolhida por estar com o licenciamento vencido. O condutor passou pelo teste do bafômetro, que não detectou ingestão de álcool.

O diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, destacou que o montante devido pelo condutor flagrado não é a preocupação das autoridades de trânsito. No depósito, a motocicleta entra para fila do leilão. No entanto, os lances não devem superar o total das infrações. “A questão financeira é totalmente secundária, porque, com certeza, [o Estado] não vai receber absolutamente nada desses valores”, avaliou.

O representante da EPTC também falou do intuito educativo das autuações. Segundo Fabio Berwanger Juliano, só com blitze seria possível abordar infratores como o motociclista da ocorrência. “A questão é conseguir, com a multa, fazer com que a pessoa aprenda, que ela tenha medo da sanção econômica e da sanção de ficar sem dirigir”, sustentou. “Para pessoas desse tipo, não tem outro jeito, a não ser blitz”, completou.

Fabio Berwanger Juliano ainda lamentou o rótulo de “indústria da multa”. O diretor-presidente da EPTC acredita que a expressão acaba protegendo o mau motorista. “Quem usa esse tipo de termo é uma pessoa que não quer uma sociedade melhor, é uma pessoa que quer desacreditar os órgãos de trânsito”, criticou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE