Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Átila Kassius / AE / CP
Esporte

Em partida com três viradas, Grêmio bate América-MG e retorna ao G-4

A equipe de Renato Portaluppi voltou a vencer fora de casa após quatro meses

Correio do Povo
por  Correio do Povo
28/10/2023 21:28 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Em um jogo de sete gols e três viradas, Suarez comandou o Grêmio à vitória sobre o América-MG por 4 a 3 , na noite deste sábado no estádio Independência em Minas Gerais. O gols do Tricolor foram marcados por Reinaldo, de pênalti, Galdino, Suárez e Cristaldo. Rodriguinho e Mastriani, duas vezes, fizeram os gols do Coelho. Com a vitória o Grêmio vai a pontos e volta ao G4, pelo menos temporariamente, passando o Flamengo, que tem o mesmo número de pontos, por ter mais vitórias.

O craque uruguaio sofreu um pênalti, deu duas assistências e foi às redes para encerrar jejum de quatro meses do Tricolor sem vencer fora de casa. A última foi no dia 1º de julho, quando venceu o Bahia por 2 a 1. O próximo adversário do Grêmio é o Coritiba no Paraná. Se vencer, o Tricolor pode encaminhar vaga à Libertadores.

Primeiro tempo frenético

Foi um primeiro tempo de muitos gols. Com o objetivo de voltar ao G4 e conquistar uma vaga direta na Libertadores, o Grêmio entrou em campo precisando da vitória fora de casa, diante do América-MG. Em relação ao time que venceu o Flamengo, o técnico Renato Portaluppi optou por mudar o esquema, sacando o terceiro zagueiro e jogando no 4-3-3. Na defesa Kannemann e Geromel eram as ausências, substituídos por Bruno Uvini e Bruno Alves.

No meio campo, a novidade foi Cristaldo que fechou a trinca com Pepê e Villasanti. No ataque o time contou com a volta do craque uruguaio Luis Suárez, suspenso no último jogo. Ao lado dele, Besozzi e Galdino fechavam o ataque.

Quem abriu o placar foi o América-MG, logo em seu primeiro ataque. Benítez fez uma grande virada de jogo e tocou para Rodriguinho. De fora da área, o meio-campo arriscou para o gol, sem chances para Gabriel Grando. Um golaço.

Com o gol sofrido, o Grêmio foi para cima e mesmo sem finalizar chegava no campo de defesa do América. O empate veio após Suárez ser lançado e proteger a bola até sofrer o choque do goleiro Jori. Pênalti! Com categoria, Reinaldo deslocou o goleiro, tocou a bola para o outro lado e empatou para o Tricolor. A igualdade empolgou o time de Renato, que virou logo em seguida. Galdino tabelou com Suárez que, com um passe açucarado, deixou o atacante na cara do gol. Era a virada do Tricolor com 20 minutos de jogo.

Atrás no placar, o América voltou a levar perigo ao Grêmio. Aos 23 minutos, Mastriani cabeceou sozinho colocando a bola para fora. Dois minutos depois, Benítez recebeu no circulo da área e chutou forte. A bola mais uma vez passou ao lado, desta vez não entrando por um detalhe. Aos 28, quase veio o gol de empate, novamente com Mastriani que livre furou a bola, no passe Benítez, e perdeu o gol de empate.

A igualdade veio, porém, aos 34 minutos. Benítez tocou para Juninho dentro da área. O meio-campo achou Mastriani, que livre, só empurrou para as redes. A reação do Grêmio aconteceu apenas no final com Suárez e Cristaldo, que com dois belos chutes obrigaram Jori a fazer grandes defesas, mantendo o placar na virada do primeiro tempo.

Segundo tempo com duas viradas

Se o primeiro tempo foi frenético, o segundo foi ainda mais maluco, pois teve duas viradas. O América começou a segunda etapa como a primeira, fazendo gol logo no início. Aos três minutos Mastriani revirou a partida. Após jogada pela direita. Martinez acionou Benítez pela direita, e com açúcar, o meia pifou o centroavante, que livre, leve e solto só escorou para o gol.

Aos sete minutos Renato mexeu para evitar reverter a trajetória da partida. Saíram Besozzi e Galdino. Entraram Ferreira e Nathan Fernandes. As mudanças demoraram a dar resultado mas o Grêmio foi em busca do resultado. Aos 18 minutos, Suárez recebeu na frente e segurou a bola para a chegada de Cristaldo, que chutou de fora da área. Jori mais uma vez fez uma grande defesa.

Sete minutos depois, Suárez apareceu. O atacante uruguaio recebeu pela direita na entrada da área. Sob a marcação de dois adversários, o craque fez a finta e chutou para o gol. No primeiro chute, Jori espalmou. Só que o uruguaio não desistiu e se deslocou para o rebote. Tirou do goleiro de primeira e correu para buscar a bola no fundo da rede. Ele queria a virada.

E ela veio, na marra, na força e no passe qualificado de Suárez. Cristaldo também foi muito inteligente. Na cobrança curta e rápida de escanteio o meia tabelou com o capitão gremista e recebeu dentro da área para fazer o quarto gol do Grêmio, o sétimo na partida! Era a terceira virada do jogo.

Após tantos gols e depois de tanta trocação, o jogo esfriou e as chances claras minguaram. Aos 44, o América-MG ainda tentou a igualdade com um cruzamento de Rodriguinho, mas a bola passou por todo mundo. Era o último suspiro do já virtualmente rebaixado time mineiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE