Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Em missa com participação restrita, Dom Adimir assume a Diocese de Erechim

Seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, a cerimônia foi restrita.

Assessoria
por  Assessoria
13/07/2020 09:34 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Dom Adimir Antonio Mazali, proveniente do Presbitério da Arquidiocese de Cascavel, PR, iniciou seu ministério episcopal na Diocese de Erechim, com sua posse canônica, na tarde deste segundo domingo de julho, em missa presidida por ele e concelebrada por 5 bispos, 70 padres, com a participação de 3 diáconos, religiosos, seminaristas, leigos, entre eles representantes do poder executivo, judiciário, legislativo, de segurança pública e membros do coral N. Sra. de Fátima sob a regência do Pe. José Carlos Sala. Entre os presentes, padres e leigos de Cascavel. 

Seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, a cerimônia foi restrita, com os participantes tendo aferição da temperatura, distanciamento, utilização de álcool em gel e de máscara. Com este ato de posse canônica, Dom Adimir Antonio Mazali assumiu a condução pastoral da Diocese de Erechim, passando a responder em nome da Mitra Diocesana de Erechim por todos os atos da vida civil, junto a quaisquer repartições públicas federais, estaduais, municipais e particulares e onde for necessário, podendo delegar seus poderes a quem julgar oportuno.

Na saudação inicial, expressou reconhecimento ao Arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, que o ordenou Bispo e com quem trabalhou por muito tempo; a Dom José Gislon pelo trabalho aqui realizado; a Dom Rodolfo por oficiar sua posse canônica. Recordou também os dois primeiros bispos da Diocese, já falecidos, Dom João Hoffmann e Dom Girônimo Zanandréa. 

Por fim, referiu-se à perspectiva de seu ministério, observando que é comum a pergunta pela proposta do novo Bispo. Ressaltou que é a do Evangelho, elencando alguns pontos que considera importantes: a promoção e defesa da vida, da concepção ao seu fim natural, com especial cuidado com a família, os jovens, os idosos, viúvas e viúvos; o fortalecimento da vida de fé e de profunda experiência de Deus; a percepção da beleza das diversas vocações e do serviço à sociedade; a valorização da história já construída pela Igreja Particular, com seu plano de ação; o respeito às diferenças e a busca pela unidade para a realização do bem comum, na formação de uma sociedade justa e solidária. Afirmou sua disposição de trabalhar, deixar trabalhar e fazer trabalhar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE