Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Em Erechim, 445 empresas foram constituídas, exclusivamente, por mulheres em 2023

Município fechou o ano com saldo positivo no registro de Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Normal e Microempreendedor Individual (MEI).

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
31/01/2024 15:19 – atualizado há 49 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Erechim está entre as melhores cidades do país, de porte médio, para se investir, trabalhar e viver bem. De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim, o município fechou 2023 com saldo positivo no registro de Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Normal e Microempreendedor Individual (MEI). Foram constituídas 2573 empresas e extintas 1436, resultando em mais 1147 CNPJs ativos no município, no período. Erechim tem 16.800 CNPJs ativos, entre micro, pequenas, médias e grandes empresas, nas áreas do comércio, serviços, agropecuária, construção civil e indústria.

Protagonismo feminino

Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, deste total de 1147 novos CNPJs, 445 empresas foram constituídas, exclusivamente, por mulheres. “Estes números mostram o protagonismo das mulheres na economia de Erechim”, afirma Polis.

Muitas entregas em áreas estratégicas

O prefeito Polis lembra que o município fez muitas entregas em áreas estratégicas, estruturais, que contribuem para movimentar a roda da economia, gerar novas empresas e empregos. “Como o novo Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, localizado no Bairro Industrial Davide Zorzi, que já tem empresas se instalando. A iluminação pública está sendo refeita; inauguramos uma usina solar fotovoltaica para diminuir custos; a Transformação Digital facilitou o acesso aos serviços públicos de forma on-line; o município abriu quatro novas escolas e fez vários investimentos no Santa Terezinha”, observa Polis.

Ele ressalta que Erechim gerou 4377 novos empregos com carteira assinada em 36 meses, sendo, atualmente, a 7a força industrial do Rio Grande do Sul. “A prefeitura aprovou 3.854 projetos para construção civil. São muitos investimentos públicos que se tornam indutores do desenvolvimento econômico e social do município”, destaca o prefeito Polis.

Serviços públicos que incentivam

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, ressalta a secretaria tem vários serviços públicos que incentivam a atividade empresarial, a qualificação profissional e a geração de emprego e renda. “A plataforma Tudo Fácil Empresas facilita o empreendedorismo e a formalização das empresas e a abertura de novos negócios de baixo risco em até 10 minutos”, observa o secretário Schelski.

“A Sala do Empreendedor de Erechim fez 32.311 atendimentos de forma remota e presencial, em 2023, suporte efetivo ao empreendedor para fazer o seu negócio ter rentabilidade, capacitações, consultorias, conhecimento sobre gestão para auxiliar na estruturação do negócio que está iniciando ou em funcionamento”, ressalta o secretário Schelski.

Ele acrescenta que, além de muita informação e conhecimento, a prefeitura também subsidiou 50% do valor dos juros de R$ 8.206.500,00 para 379 empresas atendidas pelo Programa Credi+, liberados através de convênio com a cooperativa Sicredi em três anos. “A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e da Diretoria de Fomento à Micro e Pequenas Empresas, viabilizou mais de R$ 22 milhões em crédito para micro e pequenas empresas do município, nos anos de 2021, 2022 e 2023, em parceria com as cooperativas Cresol, Sicoob Transcredi e Sicredi. E isso, como diz o prefeito Polis, não é pouca coisa”, enfatiza o secretário Schelski.

Dados sobre abertura e fechamento de empresas

Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte e Normal (EPP)

  • Constituição: 684
  • Extinção: 396
  • Saldo: 288

Microempreendedor Individual (MEI)

  • Constituição: 18
  • Extinção: 1040
  • Saldo: 849

Empresas constituídas exclusivamente por mulheres:

ME, EPP e Normal

  • Constituição: 318
  • Extinção: 194
  • Saldo: 124

MEI

  • Constituição: 827
  • Extinção: 506
  • Saldo: 321
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE