Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Arquivo Elsa Fiuza/Agência Brasil
Política

Eleições 2022: Santa Catarina já tem cinco nomes na disputa para o governo do estado

Nas convenções deste final de semana, quatro nomes foram confirmados.

NSC/ND+
por  NSC/ND+
25/07/2022 11:54 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O primeiro fim de semana de convenções partidárias para as eleições 2022 em Santa Catarina terminou com a definição de quatro candidaturas ao Governo do Estado. Além disso, as siglas definiram as primeiras alianças, mesmo em meio a disputas internas, que levaram, inclusive, a uma tentativa de impugnação.

A primeira confirmação deste sábado foi da candidatura do senador Esperidião Amim para o governo do Estado pelo Progressistas. Ainda sem anunciar um nome para o cargo de vice-governador, a escolha foi feita por aclamação em evento que ocorreu em São José, na Grande Florianópolis.

Foto: Diogo de Souza/ND

Além da presença de apoiadores, a confirmação da candidatura de Amin também contou com um sinal importante neste sábado (23). Isto porque o senador chegou à convenção acompanhado do ex-governador Leonal Pavan (PSDB), o que sinaliza uma possível aliança às eleições de outubro.

O desejo do PP é de que o partido ocupe a cadeira de vice, enquanto a vaga do Senado seria destinada ao PTB.

Carlos Moisés oficializou candidatura à reeleição para o governo de SC

O atual governador do estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, de 54 anos, oficializou neste sábado, dia 23, a candidatura à reeleição do cargo pelo partido Republicanos, nas eleições deste ano.

Reprodução

O nome foi aclamado em convenção do partido e tem como vice o político Udo Döhler, do MDB. A convenção de oficialização ocorreu na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, com representantes do partido e aliados.

União Brasil confirma Gean Loureiro como candidato a governador de SC

O União Brasil confirmou neste sábado (23) o nome de Gean Loureiro como candidato a governador de Santa Catarina nas eleições 2022. O vice será Eron Giordani. O partido terá apoio de PSD e Patriotas. A aliança lançará Raimundo Colombo (PSD) para concorrer ao Senado.

Foto: Diogo de Souza/ND

PSTU confirma Alex Alano como candidato a governador de SC

O PSTU confirmou neste domingo (24) o nome de Alex Borges Alano como candidato a governador de Santa Catarina nas eleições 2022. A vice será Gabriela Santetti Celestino. Em reunião online, a chapa pura foi aprovada por votação. O partido lançará Gilmar Salgado dos Santos para concorrer ao Senado.

Foto: Divulgação/PSTU-SC/ND

A convenção para oficializar a candidatura ocorreu em uma reunião virtual com os candidatos, filiados ao PSTU e simpatizantes. O encontro online, que começou pouco depois das 9h e durou menos de uma hora, também aprovou o nome de Vinícius Sodré a candidato a deputado federal e Carlos Bruno a deputado estadual.

Novo confirmou na quarta-feira (20) Odair Tramontin como candidato a governador de SC

O Novo confirmou o nome do promotor de Justiça Odair Tramontin como candidato a governador de Santa Catarina nas eleições 2022. O partido vai para a disputa em chapa pura, sem coligações. O vice será o empresário Ricardo Althoff. Para o Senado, a legenda anunciou o nome do médico oftalmologista Luiz Barboza Neto, que foi candidato a deputado federal pelo partido em 2018 e a vice-prefeito de Florianópolis em 2020.

Divulgação

A convenção para oficializar a candidatura de Odair Tramontin ocorreu de forma virtual nesta quarta-feira, com 11 representantes do partido. Foram cinco dirigentes estaduais e seis municipais. A chapa foi aprovada de forma unânime. A reunião também aprovou uma nominata com 13 candidatos a deputado federal e 31 a deputado estadual. O Novo foi o primeiro partido a confirmar candidatura em convenção.

Apesar do fim de semana intenso na política catarinense, algumas situações ainda precisam ser definidas até o registro oficial das candidaturas. Por exemplo, o PP ainda tem que anunciar quem será o candidato a vice e quem concorrerá ao Senado na chapa.

Também faltam ocorrer as convenções de partidos como o PT - que deve lançar Décio Lima para o cargo de governador -, o PL - que anunciará o senador Jorginho Mello para o governo e Jorge Seif Júnior ao Senado -, o Pros - com a candidatura de Ralf Zimmer para governador -, PSDB e PSB - que devem anunciar apoio a outros partidos.

Veja o calendário das próximas convenções:

PT- dia 25 de julho, às 19h, na Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis. O que está em jogo: confirmação da candidatura de Décio Lima ao governo ou apoio a candidatura de outro nome da Frente de Esquerda

PSDB - dia 2 de agosto, às 10h, na sede do PSDB. O que está em jogo: apoio a alguma candidatura, com possível indicação de vice ou Senado

PL - dia 5 de agosto, às 20h, Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis. O que está em jogo: confirmação da candidatura de Jorginho Mello a governador.​

PSB - dia 5 de agosto, horário e local a definir. O que está em jogo: confirmação da candidatura de Dário Berger a governador ou apoio a candidatura de outro nome da Frente de Esquerda

Pros - Data, horário e local a definir. O que está em jogo: confirmação da candidatura de Ralf Zimmer Júnior a governador

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE