Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Eleições 2022: Leite teria sido convidado a deixar o PSDB e ser candidato a presidente

O governador gaúcho reconhece que poderia "conversar sobre isso" – ou seja, desembarcar da legenda e se filiar a outro partido.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
06/02/2022 15:07 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pode voltar a ser candidato à Presidência da República em 2022. O presidente nacional do PSD, o ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab, o convidou para se filiar ao seu partido com a proposta de lançá-lo à disputa ao Palácio do Planalto. A possibilidade de Leite ser o candidato do partido de Kassab surgiu após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), avaliar desistir de sua pré-candidatura ao Planalto, diz publicação do jornal Gazeta do Povo, neste domimgo(6).

Por ora, as conversas não estão avançadas. Mas Leite não fechou as portas ao PSD. A possibilidade de concorrer às eleições o anima. Após a derrota nas prévias tucanas para o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o governador gaúcho disse que respeitaria a decisão do partido. Contudo, ele admite que pode relançar seu nome à disputa presidencial caso não surja uma candidatura "competitiva" e "lideranças que tenham proximidade" com o partido entendam ser importante buscar "alternativas".

"Eu não me movimento buscando uma candidatura, nem vou desrespeitar as prévias do PSDB. Mas, se não houver competitividade nos próximos meses, acho que o partido e outras lideranças que tenham proximidade conosco, precisam buscar alternativas. Não estou dizendo que deve ser o meu nome, mas se entenderem que seja, estarei à disposição", declarou Leite em entrevista à revista Veja.

O governador gaúcho deixou claro na mesma entrevista que não é o seu desejo deixar o PSDB, mas reconheceu tal possibilidade caso o partido se "afaste" do "seu propósito de viabilizar uma alternativa para o país". Nesse caso, ele reconhece que poderia "conversar sobre isso" – ou seja, desembarcar da legenda e se filiar a outro partido.

O próprio Leite minimizou, no entanto, a possibilidade de filiação ao PSD. Disse que a conversa com Kassab começou por "questões locais", uma vez que o partido integra a base do governo gaúcho, e destacou que ambos conversaram sobre "questões nacionais e a conjuntura das eleições". "Não há um convite formalizado no sentido 'venha para concorrer', mas eu sei que há lideranças que provocam a mim e a ele nessa direção", afirmou Eduardo Leite à Veja.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE