Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Eleições 2020: eleitores poderão justificar voto através de aplicativo no celular

Para evitar aglomerações, eleitor deve evitar comparecer a uma seção eleitoral para justificativa de voto.

Redação
por  Redação
05/11/2020 11:03 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Tendo em vista a necessidade de se evitar aglomerações nos locais de votação, a Justiça Eleitoral desenvolveu no aplicativo e-Título a funcionalidade "Justificativa Eleitoral".

Essa funcionalidade permitirá ao eleitor justificar sua ausência sem sair de casa, quando estiver fora do seu domicílio eleitoral (isto é, do município em que o eleitor vota), por meio de sistema de GPS. Portanto, o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia do 1º ou do 2º turno da eleição deverá justificar a sua ausência PREFERENCIALMENTE pelo aplicativo e-Título, evitando comparecer a uma seção eleitoral para justificativa.

O e-Título, desenvolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), também permite ao cidadão gerar certidões de quitação eleitoral e de nada consta de crimes eleitorais, além de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral. O acesso ao aplicativo é gratuito e funciona em sistemas operacionais Android e iOs.

Excepcionalmente, o eleitor que não tiver acesso a smartphone e internet poderá justificar em qualquer seção eleitoral do município em que se encontrar, apresentando documento oficial com foto e o número do título de eleitor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE