Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Eleições 2020: distribuição das urnas eletrônicas já começou no RS

Apenas locais mais distantes deverão receber o equipamento nas primeiras horas do domingo antes da votação.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
13/11/2020 10:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Teve início na manhã desta sexta-feira o transporte das urnas eletrônicas e cabines de votação no Rio Grande do Sul. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) é que o processo de distribuição esteja praticamente concluído neste sábado. Apenas locais mais distantes deverão receber o equipamento nas primeiras horas do domingo antes da votação.

O transporte é realizado por empresa contratada pela Justiça Eleitoral que retira os equipamentos do depósito no bairro São Geraldo, na zona Norte de Porto Alegre. Serão 23.753 urnas de votação e cerca de 2.600 de reserva para substituição dos equipamentos que porventura apresentem problemas. Do total de urnas, 2.630 são destinadas às seções da Capital.

Foto: Alina Souza / CP

Devido à pandemia, também serão entregues kits covid, compostos por diversos itens, tais como, álcool em gel, máscaras e face shields. Os profissionais que estão fazendo esse transporte foram instruídos a observar os protocolos de segurança e a permanecer por pouco tempo nos depósitos da Justiça Eleitoral. O veículo se apresenta no depósito, é carregado com as urnas e kits e segue o roteiro de distribuição. Ao chegar em cada local de votação, deve entregar as urnas e os kits ao administrador de prédio indicado como responsável.

Em casos excepcionais, os cartórios podem utilizar outros meios para entregar as urnas, como veículos da prefeitura ou, até mesmo, no próprio veículo do presidente da respectiva seção. Lembrando que o transporte dos equipamentos é realizado somente após a conclusão da inserção dos programas e dados para a votação, lacração e inspeção final das urnas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE