Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Egressos da UFFS apresentam propostas de planejamento urbano e regional para o Alto Uruguai

Trabalhos do curso de Arquitetura e Urbanismo serão expostos em evento aberto ao público em geral na terça-feira (12)

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
08/12/2023 09:37 – atualizado há 17 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

No dia 12 de dezembro, às 17h30, no auditório do Bloco dos Professores, egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim apresentarão o resultado de seus trabalhos desenvolvidos em 2022 na disciplina Planejamento Urbano e Regional, com propostas socioespaciais para a região do Alto Uruguai.

As propostas basearam-se no estudo dos planos institucionais existentes para a região de Erechim, procurando identificar suas limitações e potencialidades. A partir da crítica a esses planos, os acadêmicos propuseram ensaios de planejamento para uma nova estruturação socioespacial no Alto Uruguai, com ênfase em questões como saúde, mobilidade, lazer, cultura, produção e consumo agrícola.

A professora Daniella Reche, responsável pela disciplina em 2022, explica que o exercício proposto buscou refletir e colocar em debate a importância da legitimação de instâncias intermediárias de planejamento, englobando um conjunto de municípios com interdependências econômicas e sociais.

A docente pondera que o planejamento regional demanda conhecimento e experiência de diversos profissionais, além da participação da comunidade e de uma base de dados consolidada.

- No entanto, apesar dos limites do exercício, a proposta da disciplina buscou enfatizar, para além de uma viabilidade executiva, uma reflexão sobre como o profissional arquiteto pode abordar as questões regionais, contribuindo para a reflexão multidisciplinar e abrindo possibilidades de discussão por meio de um projeto que enfatize a organização espacial nas diferentes escalas – destaca Daniella.

O egresso Marvin Rojeski comenta que os temas tratados na disciplina foram fundamentais para compreender as complexidades do planejamento urbano na região:

- O ateliê ofereceu uma oportunidade valiosa para explorar as nuances e desafios do cenário urbano, levando em consideração uma diversidade de contextos e diretrizes. A atividade incentivou a mergulhar nas discussões sobre os planos regionais, buscando não apenas entender, mas também analisar criticamente suas abordagens em relação ao desenvolvimento da região. Explorando os aspectos sociais e econômicos, compreendendo como esses elementos se entrelaçam e influenciam a (re)produção do espaço. Participar desse estudo proporcionou uma visão aprofundada das questões que moldam o ambiente urbano. Foi uma oportunidade para ampliar a compreensão sobre como as diferentes variáveis, sejam elas sociais, econômicas ou culturais, desempenham papéis cruciais na elaboração de estratégias eficazes para o desenvolvimento regional – destaca.

Marvin comenta que a oportunidade de compartilhar as atividades realizadas durante a disciplina e, posteriormente, nas atividades de extensão da universidade, proporciona uma integração fundamental. Segundo ele, isso permite a conexão entre o aprendizado em sala de aula e as experiências extraclasse, promovendo uma abordagem mais holística no entendimento e na aplicação dos conhecimentos adquiridos.

- Ao compartilhar e expandir as atividades realizadas, os estudantes têm a oportunidade de contribuir ativamente com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Essa conexão entre as atividades realizadas dentro e fora do ambiente universitário não apenas enriquece a formação dos acadêmicos, mas também fortalece os laços entre a universidade e a comunidade – pontua.

Divulgação/UFFS

A apresentação dos trabalhos faz parte do ciclo de exposições temáticas do projeto de extensão “A cidade de Erechim no século XXI: adensamento, expansão e dinâmica imobiliária - Repensando a região e a cidade (3ª edição)”, coordenado pela professora Juçara Spinelli. O projeto visa reunir profissionais, pesquisadores, gestores, movimentos sociais e a comunidade em geral para discutir diversos aspectos da cidade e da região, oferecendo insights para um planejamento mais eficaz.

Este é o quinto encontro do projeto neste ano e marca o início da discussão sobre o planejamento em nível regional. O objetivo é estimular uma reflexão mais aprofundada entre a comunidade acadêmica, o poder público, instituições de planejamento e associações municipais sobre os limites e as possibilidades geradas pela organização regional, envolvendo vários municípios do Alto Uruguai gaúcho, a maioria deles de pequeno porte.

Toda a comunidade está convidada a participar da atividade e a contribuir para o projeto de extensão. O evento também será transmitido via Webex em https://uffs.webex.com/meet/jucara.spinelli.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE