Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

EGR contará com tecnologia para coibir isenção indevida em pedágios nas estradas estaduais

Objetivo é evitar perda de receita destinada a investimentos em estradas. O pedágio da ERS-040, em Viamão, será o primeiro a contar com os dispositivos leitores de placas.

Júlio Cunha Neto/Ascom Selt
por  Júlio Cunha Neto/Ascom Selt
20/05/2021 12:59 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), vinculada à Secretaria de Logística e Transportes, começou nesta semana um projeto-piloto que utilizará a tecnologia de leitura de placas para garantir a precisão na cobrança de pedágio nas estradas estaduais. A meta é identificar os motoristas que usam de forma indevida a isenção das tarifas e aplicá-la a todos os que se encaixam nos critérios.

Praça de pedágio na ERS-040, em Viamão, será a primeira a contar com leitores de placas dos veículos - Foto: Divulgação EGR

Em um primeiro momento, os técnicos da EGR farão um pente-fino na lista de veículos isentos para retirar os que não correspondem ao perfil exigido. Após, será realizado um recadastramento com a finalidade de atualizar os dados. A previsão é de que essa etapa seja concluída até o fim do semestre.

"Nosso objetivo é identificar inconsistências e possíveis ilegalidades no cadastro de isentados e, com isso, ampliar a arrecadação", detalha o diretor-presidente da EGR, Marcelo Gazen. "A tecnologia, além de melhorar o monitoramento e a conferência, ajudará na fluidez da passagem."

A nova lista servirá de parâmetro para a atuação de leitores óticos de placas nas 14 praças administradas pela empresa pública. Com os dispositivos, conhecidos como OCRs (sigla de Optical Character Recognition, em inglês), a liberação da cancela será automática, assim que o veículo isento for identificado na chegada à cabine.

"É uma solução moderna para garantir a cobrança justa e a correta aplicação dos recursos públicos para a melhoria de nossas estradas", reforça o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. "Evitamos, dessa forma, que a manutenção e a recuperação da malha viária sejam prejudicadas com a falta de recursos, o que é fundamental para a segurança viária."

O pedágio da ERS-040, em Viamão, será o primeiro a contar com os dispositivos leitores de placas. A estimativa é que os equipamentos comecem a funcionar durante o segundo semestre. A EGR pretende estender a tecnologia às demais praças de pedágio sob sua responsabilidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE