Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Educação Física forma primeiro aluno com Síndrome de Down da URI Erechim

Pedro Henrique, foi construindo sua trajetória na Instituição e identificou-se com o Judô onde obteve destaque nacional e internacional.

Assessoria URI
por  Assessoria URI
10/02/2020 17:16 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A formatura dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura da URI Erechim, realizada no sábado, 8, foi marcada por um momento histórico para a Universidade quando colou grau em licenciatura, Pedro Henrique Baidek, portador de Síndrome de Down e que é aluno da URI desde o Jardim I da Escola de Educação Básica quando ingressou aos três anos de idade.

Pedro Henrique, que foi o juramentista das duas turmas de novos profissionais em Educação Física, foi construindo sua trajetória dentro da Instituição e identificou-se muito com o Judô onde obteve destaque nacional e internacional. Passou a ser funcionário da URI auxiliando o professor Giuliano Liotto como monitor da escolinha de Judô e acabou de ser aprovado no concurso para atuar como professor de Judô na Escola Básica do Câmpus.

O Diretor-Geral, Paulo Roberto Giollo, que presidiu a solenidade, disse, emocionado, que este foi um momento especial e mágico, pois evidenciou, de forma concreta, os três pilares de uma sociedade: a família, que transmite valores; a escola, que forma cidadãos capazes; e a própria sociedade, que junta-se a elas na preservação de valores. 

“Cito o exemplo de Pedro Henrique Baidek que sempre foi acolhido por todos com muito carinho, estímulo, paciência e amizade. E essas atitudes solidárias e humanas deixam a nossa Universidade honrada e feliz”, ressaltou.

Acrescentou, ainda, que a inclusão já vem sendo cumprida há muito tempo pela Universidade. “Assim como o Pedro Henrique, temos inúmeros alunos com alguma limitação que, na verdade, não os limita em nada, apenas nos ajuda a entender que todos merecem uma oportunidade de se integrarem na sociedade e serem felizes”, reforçou o Diretor.

Hoje, no Ensino Superior do câmpus, são 17 alunos inseridos nos mais diferentes cursos. Na Escola de Educação Básica estão outros 13 alunos com algum tipo de necessidade especial. Além disso, a URI Erechim conta com 31 funcionários portadores de necessidades especiais atuando com competência nos mais diversos setores.

Os novos profissionais da Educação Física da URI tiveram como paraninfo o professor Flávio Zambonato. Colaram grau no bacharelado Amanda Molossi, Bruno Arnt Serro Balvedi, Cleomar Antônio Baranoski Filho, Daniela Chikoski, Eliseu Hipólito, Franco Benhur Bikoski, Gabriela Rizzotto Ambrosio, Guilherme Gritti Pauli, Gustavo Lopes Gomes, Higor André Jacuboski, Igor Luiz Orso, Pâmela Júlia Barazetti Bez, Pedro Felipe Moutinho Bernardo de Moraes e Vanise da Silva Ferreira.

Os novos licenciados em Educação Física são: Carine Paula Farina, Gabriel Pomieczinski Sigognini, Gabriela Galli Pomieczinski, Gabriela Piran, Lana Mara Colombo, Matheus Henrique Alba e Pedro Henrique Baidek.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE