Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Educação Física e Corpo de Bombeiros avaliam resultados de projeto de extensão

Projeto tem proporcionado melhorias na qualidade de vida dos bombeiros

Hospital de Caridade
por  Hospital de Caridade
12/10/2022 17:23 – atualizado há 7 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o objetivo de promover aspectos referentes à qualidade de vida dos componentes do Corpo de Bombeiros, está em desenvolvimento o Projeto de Extensão denominado Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul de Erechim no Programa de Educação Olímpica da URI Erechim”. 

A iniciativa está sendo posta em prática por meio dos subprogramas do Programa de Educação Olímpica (EO) da URI Erechim, que tem também ressaltado a curricularização da extensão via ensino, pesquisa e extensão, inserindo os acadêmicos na comunidade.

A percepção dos alunos e bolsistas colabora com a importância dessa inserção pois, afinal, é por meio do conhecimento da realidade e a partir das experiências vivenciadas que se vislumbra uma atividade profissional futura.

O projeto teve início em agosto de 2021 com a aprovação e apoio do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) de Erechim, Major Alessandro Vicente Bauer, e foi renovado para o período 2022/2023.

O planejamento das atividades conta com a orientação e supervisão do professor José Luis “Nino” Dalla Costa, e da bolsista do Curso de Educação Física, Larissa Tressi. Visando articulações entre Ensino, Pesquisa e Extensão e a diversificação de atividades oferecidas aos soldados da Corporação, foram convidadas a participarem do planejamento e execução do Projeto a Professoras do Curso de Educação Física, Adriane Carla Vanni e Mari Lúcia Sbardelotto.

Os acadêmicos matriculados em disciplinas dessas professoras participam do Projeto em práticas de avaliação diagnóstica e somativa (anamneses e testes de aptidão física pré e pós práticas) e atividades aquáticas, nas quais são trabalhadas atividades em imersão na posição vertical visando o desenvolvimento de componentes da aptidão física, por meio de hidro força e tradicional, jogging, jogos recreativos para ambiente aquático (pólo aquático e biribol), aperfeiçoamento e refinamento da técnica dos nados (livre, costas, peito e borboleta), visto a importância da técnica para as atividades de salvamento que os bombeiros estão expostos frequentemente.

Estas atividades acontecem nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no Clube Atlântico e na Sala de Musculação da URI Erechim.

Os objetivos propostos no Projeto estão sendo alcançados. De acordo com o Comandante do CBMRS de Erechim, Major Alessandro Vicente Bauer,

“As atividades propostas são de grande valia para a Corporação, pois proporcionam melhorias na qualidade de vida dos bombeiros considerando indicadores do estilo de vida particular que podem afetar a saúde e o bem-estar de cada um”.

Além disso, a curricularização da extensão proporciona aos acadêmicos o contato com realidades diversas e a aplicação de conhecimentos específicos, ressaltando o protagonismo e a colaboração da URI Erechim como Universidade Comunitária visando o desenvolvimento regional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE