Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Eduardo Leite anuncia nome da futura secretária estadual da Fazenda

Pricilla Maria Santana será a primeira mulher a comandar a pasta

Jornal do Comércio
por  Jornal do Comércio
22/12/2022 07:04 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador eleito Eduardo Leite, revelou o nome da secretária estadual da Fazenda no fim da manhã desta quarta-feira (21) em Porto Alegre. A informação foi publicado pelo Jornal do Comércio do RS.

Pricilla Maria Santana, atual subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais do Ministério da Economia, será a primeira mulher a comandar a principal pasta do governo, por ter a chave do cofre do Tesouro Estadual.

Outro detalhe da escolha é que a futura titular da Sefaz não é do Rio Grande do Sul, repetindo uma marca de parte dos nomes do primeiro mandato do tucano, principalmente aqueles ligados às finanças e à gestão.

O nome da Fazenda vem do quadro da carreira federal e participou das negociações para a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF)). Pricilla é advogada e tem graduações em História e Economia.

O comandante da Sefaz que ficou mais tempo à frente da pasta, Marco Aurelio Cardoso, que saiu em agosto do cargo, é do Rio de Janeiro. Leany Lemos, que esteve à frente da Secretaria de Planejamento e depois foi a primeira mulher a dirigir o BRDE, é de Brasília.

Até agora apenas quatro nomes do novo secretariado foram anunciados e todos que já estão nos mesmos postos: Casa Civil (Artur Lemos Júnior), PGE (Eduardo Cunha da Costa), Educação (Raquel Teixeira) e Comunicação (Tânia Moreira).

Leite destacou, ao apresentar a futura secretária, que ela domina questões mais críticas da gestão financeira, pois participou da discussão do RRF, que será alvo de processo de acompanhamento.

"Ela participou do lado credor e agora vem para o lado do Estado", contrastou o futuro governador, citando a participação da escolhida nas discussões e formatação das metas do RRF.

Logo depois, ao falar pela primeira vez após o anúncio, Pricilla acenou que "somos todos do mesmo lado: do Brasil", complementando sobre a atuação no processo do regime de recuperação.

O atual secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, vai ocupar diretoria do BRDE a partir de 2023, informou o governador reeleito.

"Pedi a ele (Busatto) para estruturar no banco regional um serviço semelhante ao que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) faz para estados e municípios em consultoria e assessoria especializada", adiantou Leite, citando que "o BDRE tem potencial para avançar na mesma direção".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE