Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
José Cruz/Agência Brasil
Política

Doze estados elegem neste domingo seus próximos governantes

As disputas no segundo turno podem ampliar a força de alguns partidos no cenário nacional.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
29/10/2022 22:52 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Doze estados elegem neste domingo seus próximos governantes. Além do Rio Grande do Sul, terá segundo turno em Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) disputa a vaga com Onyx Lorenzoni (PL).

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, os eleitores vão escolher entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT). 

No Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) e o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) disputam o segundo turno. Renato Casagrande tenta a reeleição.

Em Santa Catarina o segundo turno é disputado entre o senador Jorginho Mello (PL) e o ex-deputado federal Décio Lima (PT).

O deputado estadual Renan Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB) disputam o segundo turno no Mato Grosso do Sul.

No Amazonas, o candidato governador e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil) e o senador Eduardo Braga (MDB) concorrem no segundo turno. 

Em Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), que busca reeleição, e o senador Marcos Rogério (PL) estão na disputa.

João Azevedo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) competem no segundo turno na Paraíba. Azevedo tenta a reeleição.

Duas mulheres concorrem pelo governo de Pernambuco: a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) e a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB). 

Em Alagoas, o segundo turno é disputado pelo governador Paulo Dantas (MDB) e pelo senador Rodrigo Cunha (União Brasil). Paulo tenta a reeleição.

Em 2022, o senador Rogério Carvalho (PT) e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) pleiteiam o segundo turno no Sergipe

Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) se enfrentam pelo comando do governo estadual. 

Partidos podem ampliar forças

As disputas no segundo turno podem ampliar a força de alguns partidos no cenário nacional. Por exemplo, o PT elegeu no primeiro turno três governadores e está disputando outros quatro estados. O PL e o União Brasil elegeram apenas um governador cada um na primeira etapa e, agora, estão disputando outros quatro estados cada um. O MDB fez dois e pode dobrar o número. Republicanos, Solidariedade e PSD conquistaram um governo estadual e agora disputam mais um cada. PSB elegeu um governador e ainda pode conquistar mais dois.

Fora esses, chama a atenção a situação do PSDB, que não elegeu nenhum governador no primeiro turno, porém, tem candidatos em quatro estados neste segundo turno. O PRTB, que não elegeu nenhum governador, ainda está na disputa em um estado. Já o PP, que tem dois governadores eleitos, e o Novo, que tem um representante estadual, não têm candidatos de cabeça de chapa no segundo turno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE