Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Entretenimento

Download do Jogo Gartic cresce 1600% durante quarentena

Brincadeira de adivinhação pode ser jogada com amigos e tem sido alternativa de diversão para adultos e crianças nos dias de quarentena

G1
por  G1
27/03/2020 08:47 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O jogo brasileiro Gartic se tornou um dos mais baixados entre games para celulares no país desde o dia 17, com a intensificação de medidas de distanciamento social motivadas na pandemia do novo coronavírus. Foi um crescimento de 5 mil downloads por dia em média para cerca de 80 mil — um salto de 1.600% em uma semana. Assista ao trailer acima.

O aumento foi suficiente para colocar o app de adivinhação e desenhos em 13º entre os games gratuitos na loja de aplicativos do Google e em 2º, depois de alguns dias na liderança, entre iPhones nesta quinta-feira (26).

Desenvolvido pelo estúdio mineiro Onrizon em 2008, o jogo reúne pessoas que devem adivinhar qual palavra uma delas está tentando desenhar em um tempo limitado. Ganham pontos aqueles que acertarem, e aqueles que conseguirem transmitir a ideia com seus traços.

Lançado originalmente para o navegador de computadores, o game só ganhou a versão para smartphones em 2013. Desde então, chegou a ficar conhecido com ações com youtubers e influenciadores do meio, mas nunca tinha passado por uma explosão tão repentina de popularidade.

"Semana passada, com o início da quarentena, foi como se todos decidissem jogar ao mesmo tempo", conta ao G1 o presidente executivo e fundado do Onrizon, Henrique Moreira. "Não esperávamos esse movimento todo. Fomos pegos de surpresa. E o pior: da noite pro dia. Por conta disto estamos virados aqui."

Com o aumento, os servidores do "Gartic" original têm sofrido. Por isso a empresa tem direcionado os jogadores ao "Gartic.io", versão internacional do game. Segundo Moreira, ele tem uma capacidade melhor para atender a nova demanda - e também está disponível em português.

Dicas para jogar

Para quem quer conhecer o jogo, Moreira dá algumas dicas:

  • Criar uma conta para jogar, já que há salas que diferenciam anônimos de cadastrados, que geralmente levam mais a sério;
  • Procurar sempre desenhar o mais simples possível, pois facilita o entendimento para todos. "Muitas pessoas se preocupam muito em desenhar algo perfeito, daí o tempo não é suficiente e perdem a chance de obter pontos";
  • Lembrar que não é permitido desenhar letras ou números no jogo. E denunciar quem faz isso, já que a rodada é cancelada se metade das pessoas denunciarem.

Já Mariana, grande fã do game, também tem conselhos:

  • Se entregue pro jogo, sem distrações. Usar pra se divertir e se conectar;
  • Usar cores. "Fica muito mais fácil de entender";
  • Se forem palavras compostas, vale fazer mais de um desenho e usar setas, guiando os demais;
  • Cuidado com as salas sobre alimentos. Eles tendem a ser bem específicos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE