Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
MYKE SENA/MS
Saúde

Dose infantil da Pfizer contra a Covid é incluída no Plano Nacional de Vacinação

Na atualização, divulgada nesta terça, está prevista também a inclusão da CoronaVac para aplicação em crianças e adolescentes

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
02/02/2022 11:00 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Saúde incluiu no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19 (PNO) a vacina contra Covid-19 da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos de idade. Na atualização do PNO, divulgada nesta terça-feira, está prevista também a inclusão da vacina CoronaVac para aplicação em crianças e adolescentes de 6 a 17.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou em 16 de janeiro a autorização de uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, em duas doses, com um intervalo de três semanas entre si.

A dose da vacina aplicada nas crianças equivale a um terço da dose usada nos adultos, e o imunizante pode ser armazenado por dez semanas à temperatura de 2°C a 8°C. Já a vacina aplicada em pessoas acima de 12 anos pode ser guardada por quatro semanas após o descongelamento. O frasco infantil é de cor laranja, enquanto o adulto é roxo.

A CoronaVac recebeu, em 20 de janeiro, aval da Anvisa para ser usada em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade. A vacina é a mesma aplicada em adultos, incluindo a dosagem, a rotulagem e o intervalo entre as doses.

No entanto, diferente do que é permitido à população maior de idade, a agência não recomenda que o imunizante contra a Covid-19 seja aplicado de forma simultânea a outras vacinas de rotina infantil. A orientação da Anvisa é aguardar um intervalo de 14 dias entre a aplicação da CoronaVac e a de outras vacinas previstas no calendário de imunização infantil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE