Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Dona Maria Luiza, moradora mais velha de Nova Roma do Sul se recupera da covid-19

Dona Maria Luiza Donida tem 99 anos e se recupera da doença em casa .

Redação
por  Redação
01/08/2020 15:59 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Dona Maria Luiza Donida de 99 anos é a moradora mais velha de Nova Roma do Sul, no RS. Ela é muito ativa e esbanja saúde e lucidez. Essa história é contada pelo Jornal O Pioneiro.

No dia 22 de julho, Maria Luiza testou positivo para a Covid-19. Naquela semana, ela sentiu falta de ar e buscou atendimento, não precisou ficar internada e se recupera em casa.

Foto: Júnior Lodi / Divulgação / Divulgação

Dona Maria Luiza diz que temia a doença e mantinha todos os cuidados possíveis para evitá-la.

Eu tive falta de ar depois de ficar uns três dias com dor de cabeça e sem vontade de comer. Agora passou tudo, estou bem e dormindo de noite que é uma beleza — garante a idosa.

A idosa reside com a filha Geni, 67, a neta Graciela, 41, o marido da neta, Paulo, 44, e a bisneta, Maria, 14. A forma como ela vem se recuperando da doença deixa todos muito surpresos.

 São três gerações morando na mesma casa. Minha mãe e minha filha praticamente não saem, mas meu marido e eu continuamos trabalhando, tomando todos os cuidados para evitar o contágio. Não sabemos quando e nem de que forma o vírus acabou sendo transmitido. Agora estamos todos em isolamento com a vó. Não tivemos sintomas — relata a neta Graciela.

Ao lado da sua gatinha Mimi, Maria Luiza continua fazendo normalmente suas atividades,  assiste televisão, faz crochê, reza o terço e com clima bom toma um pouco de sol no quintal de casa. Ela encara essa recuperação — e a vida, por si só — como um grande motivo de celebração.

Novantanove anni sono una lunga vita (Noventa e nove anos é uma longa vida) — conclui dona Maria Luiza, no dialeto italiano.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE