Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Domingo é dia de celebrar a Extensão e os Extensionistas Rurais

Um momento emocionante para destacar a importância deste serviço e destes profissionais, para a promoção do desenvolvimento do meio rural.

imprensa Emater
por  imprensa Emater
04/12/2020 18:46 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Neste domingo (06), comemora-se o Dia Nacional da Extensão e do Extensionista Rural. Um momento emocionante para destacar a importância deste serviço e destes profissionais em todo o Estado e país, para a promoção do desenvolvimento do meio rural. 

E falar de desenvolvimento não é o mesmo que falar em puro e simples crescimento econômico. Desenvolvimento é muito mais amplo, pois envolve outros aspectos, como sustentabilidade, qualidade de vida das pessoas e cuidados com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que se trabalha para a geração de renda das famílias rurais. 

Famílias estas, de agricultores e pecuaristas familiares, indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária e pescadores artesanais, que a Emater/RS-Ascar, só em 2019, assistiu a mais de 230 mil por meio de uma equipe de cerca de 2 mil extensionistas em 100% dos municípios gaúchos através de 497 escritórios municipais. 

Neste Dia também é relevante ressaltar a parceria firmada com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), criadora e promotora de políticas públicas as quais a Instituição executa com competência e credibilidade. Um contrato que, neste ano, foi renovado, garantindo assim a manutenção dos serviços gratuitos e de qualidade de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) para os próximos cinco anos.

Entre as centenas de ações, podem-se destacar o Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), que tem cadastrado cerca de 4 mil empreendimentos, sendo 1,5 mil agroindústrias já formalizadas, e também a Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf), um aplicativo lançado em abril para promover o escoamento da produção e comercialização direta por meio da conexão virtual entre o fornecedor e consumidor final, tão necessário nesse período de pandemia da Covid-19. A ferramenta conta com cerca de 900 agricultores, agroindústrias e cooperativas cadastradas e mais de cem mil visualizações de usuários.

Diante disso, é uma alegria muito grande estar à frente de uma Instituição dessa importância e capilaridade, que possuiu o propósito de promover o desenvolvimento rural e social com sustentabilidade.

Quero deixar aqui um reconhecimento muito especial a todos aqueles que fazem efetivamente a Extensão Rural lá na ponta, no campo, que são nossos profissionais, nossos extensionistas e, com certeza, nosso maior capital. Parabéns ao nossos extensionistas! Parabéns à Extensão Rural!

Um grande e fraterno abraço!

Geraldo Sandri, presidente da Emater/RS e superintendente-geral da Ascar

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE