Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Domingo começa com instabilidade no RS

Com o aumento da umidade, o amanhecer não repete as marcas frias do sábado

Correio do Povo
por  Correio do Povo
30/04/2022 21:58 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Domingo tem início com tempo fechado, chuva e garoa em diversas regiões do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, a nebulosidade diminui em muitas áreas e o sol até aparece com nuvens, porém pontos da Metade Norte seguem com maior nebulosidade e instabilidade.

Com o aumento da umidade, o amanhecer não repete as marcas frias do sábado. A temperatura à tarde não muda muito e segue amena. Reforça-se o alerta de chuva extrema nesta semana no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul, além do Sul e o Leste catarinense. 

Erechim: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 19°C.

Alerta de evento extremo de chuva e ciclone

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de alto risco meteorológico no começo de maio no Sul do Brasil com a formação de um ciclone sobre a região, o que não é comum, e a ocorrência de um episódio extremo de chuva que deve afetar o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com acumulados excepcionalmente altos em algumas cidades e elevado potencial de transtornos para a população e perigo para moradores de áreas de risco. Os dados analisados pela MetSul indicam que serão vários dias seguidos de instabilidade no Sul do país, afetando o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

A atmosfera volta a se instabilizar já neste sábado, dando início à sequência de muito dias consecutivos com registro de chuva na região. Neste fim de semana, a chuva atinge principalmente áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com instabilidade isolada no território paranaense. A nebulosidade aumenta muito hoje com chuva em várias áreas e persiste ao longo do domingo com mais chuva, agora concentrada mais sobre a Metade Norte. Ocorre que o tempo seguirá instável no Sul do país na segunda, terça, quarta e, conforme alguns dados, ainda na quinta em poucas áreas. Mais, a instabilidade vai se intensificar com muita chuva e vento pela formação de um ciclone na região.

Na segunda, à medida que a pressão cai, se espera intensificação da chuva, como na Metade Norte. De terça para quarta, vórtice ciclônico começa a se organizar em um ciclone, o que resultará em vento por vezes forte e chuva forte a muito intensa com altos acumulados. Que choverá muito é certo, mas os dados não convergem sobre a posição exata do centro do ciclone, o que traz reflexos nos prognósticos de quais áreas devem ter chuva excessiva.

A maioria dos dados sinaliza para a Metade Norte gaúcha e Santa Catarina, sobretudo no Planalto Médio, Serra, Litoral Norte, Aparados, e o Sul e o Leste catarinense com marcas que podem atingir 150 mm a 300 mm em vários pontos. Modelo europeu chega apontar 40 mm a 500 mm no Sul de Santa Catarina. Com isso, o cenário é crítico com alto o risco de alagamentos, inundações, queda de barreiras, deslizamentos de terra e cheias de rios com enchentes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE