Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Dom Adimir abre Campanha da Fraternidade na Diocese de Erechim

Campanha da Fraternidade (CF), deste ano é sobre a Educação com o lema “fala com sabedoria, ensina com amor”

Assessoria Diocese de Erechim
por  Assessoria Diocese de Erechim
03/03/2022 09:40 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Como vem acontecendo há mais tempo, a Campanha da Fraternidade (CF), que neste ano é sobre a Educação com o lema “fala com sabedoria, ensina com amor”, teve lançamento em nível nacional na manhã desta quarta-feira de cinzas na sede da CNBB em Brasília, em nível regional e diocesano ao longo do dia.

Na Diocese de Erechim, o lançamento foi feito por Adimir Antonio Mazali na missa das 20h, na Catedral São José, concelebrada pelos três padres da mesma, Clair Favreto, Gladir Giacomel e Felipe Filippini, e André Lopes, assessor diocesano da pastoral da educação e Antonio Valentini Neto, do Centro Diocesano, com a participação do diácono Pascoal Pozza. Representantes de 26 estabelecimentos educacionais e a Secretária Municipal de Educação marcaram presença especial na celebração.

Em comunhão com o Papa e comunidades cristãs do mundo inteiro, a missa foi também de oração pela paz na Ucrânia e para toda a humanidade. Dois símbolos destacaram os dois aspectos da celebração, o cartaz da Campanha da Fraternidade e a bandeira da Ucrânia.

A reflexão do Bispo e a abertura da Campanha da Fraternidade

Falando aos participantes da missa, Dom Adimir dirigiu especial saudação aos alunos, servidores, professores, diretores e a todas as pessoas ligadas à educação formal, entre elas a secretária municipal de educação. Destacou o tempo da quaresma como percurso de preparação para a celebração anual do mistério pascal, que plenifica o projeto salvífico de Deus para a humanidade. 

Entrega de símbolos para os representantes dos estabelecimentos educacionais

Antes da bênção, a convite do Bispo, Pe. André Lopes, Pároco da Paróquia N. Sra. da Salette, Bairro Três Vendas, Erechim e assessor da pastoral da educação, motivou entrega de dois símbolos para os representantes dos estabelecimentos educacionais, uma vela acesa e uma muda de árvore, fornecida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Oração pela paz e oração da Campanha da Fraternidade

Após a bênção das cinzas, a assembleia litúrgica acompanhou a oração da Campanha da Fraternidade. Depois da entrega dos símbolos, todos rezaram a oração a Nossa Senhora Educadora, também da Campanha da Fraternidade.

Em seguida, Dom Adimir convidou Pe. Felipe a ficar com a bandeira da Ucrânia diante de todos e motivou oração pela paz naquele país e no mundo todo.

Concluindo a celebração, o Bispo invocou a bênção quaresmal sobre os participantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE