Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Dois concursos da Polícia Militar de Santa Catarina devem ser lançados em 2021

Comando da Polícia Militar quer que nomeação de novos soldados e oficiais ocorra em janeiro de 2022.

NSC
por  NSC
21/05/2021 10:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Dois concursos da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) devem ser lançados em 2021. Um deles para soldado e outro para oficial da corporação. O número de vagas ainda não foi definido, mas deve ficar entre 500 e 1 mil para o primeiro processo seletivo e entre 25 e 50 para o segundo. O planejamento da PM-SC para os próximos cinco anos prevê a inclusão anual de 500 soldados e 25 oficiais.

Os concursos só não estão confirmados ainda porque a corporação espera a liberação do Grupo Gestor de Governo (GGG), responsável por autorizar os processos seletivos. O comandante-geral da PM-SC, coronel Dioneit Tonet, diz que a ideia é começar o concurso em 2021 para que a nomeação seja feita em janeiro de 2022.

De acordo com ele, os novos concursos serão em formato diferenciado. Em edições anteriores, uma banca era contratada para fazer praticamente todo o processo desde a inscrição até a aplicação das provas. Agora, conforme o coronel, a parte das inscrições ficará a cargo da própria corporação. A banca virá apenas para a aplicação das provas.

Concursos recentes

Há dois processos seletivos da PM-SC que ainda estão "em andamento". Um deles é de soldados, feito para 1 mil vagas em 2019. O outro é para seleção de oficiais, de 2017, com 70 vagas previstas em edital. Apesar do pedido de concursados considerados remanescentes para a nomeação, a corporação entende que os dois concursos devem ser encerrados. Os candidatos alegam, entre outras coisas, que o Estado teria menos custos sem fazer outros concursos, o que é contestado pelo órgão. A PM afirma que os processos seletivos são "superavitários".

Tonet diz que o objeto dos editais foi cumprido, que era a nomeação de 1 mil soldados (500 chamados em 2020 e 500 em 2021) e 70 oficiais (35 convocador em 2019 e 35 em 2020). Para ele, ir além disso seria descumprir o que estava previsto nos documentos de oficialização dos concursos. O caso chegou a tramitar no Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), mas não avançou.

O comando-geral da PM-SC diz que espera parecer jurídicos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para encerrar definitivamente os concursos atuais. Isso porque há uma lei em vigor em SC que prevê a suspensão dos prazos de processos seletivos durante a pandemia, o que impediria a conclusão dos editais.

Concurso no IGP-SC

Nesta quinta-feira (20), o governo do Estado confirmou o lançamento de um concurso para auxiliares de Medicina Legal no Instituto Geral de Perícias. Serão 70 vagas. Os profissionais atuam nos trabalhos em campo e internamente para apoio aos médicos legistas do órgão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE