Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Licia Rubinstein/IBGE Notícias/Direitos Reservados
Cidade

Divulgado locais de prova no RS para processo seletivo do Censo 2022

Processo seletivo ocorre neste domingo, dia 10.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
04/04/2022 15:24 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta segunda-feira os locais de prova do processo seletivo para trabalho temporário no Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ocorre neste domingo no Rio Grande do Sul. Os candidatos às vagas de recenseador farão a prova no período da manhã. Já os candidatos a agente censitário municipal e agente censitário supervisor realizarão o exame durante a tarde. O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova está disponível para consulta no site da FGV.

Dos 1,1 milhão de inscritos para o processo seletivo, 621.228 tiveram a inscrição confirmada. O IBGE vai selecionar 206.891 servidores temporários para o Censo, sendo 183.021 para recenseador, 18.420 para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal. As vagas estão distribuídas em 5.297 municípios do país. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte a aplicação das provas, 11 de abril, no site da FGV. O resultado final está previsto para 20 de maio.

Os recenseadores do IBGE atuam diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios. Já o agente censitário municipal gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o agente censitário supervisor, subordinado ao agente censitário municipal, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

O exame para recenseador será aplicado às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração. Os candidatos farão uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões, divididas em 10 questões de língua portuguesa, 10 de matemática, 5 questões sobre ética no serviço público e 25 de conhecimentos técnicos.

Já os candidatos a agente censitário municipal e agente censitário supervisor farão a prova às 14h30min (horário de Brasília), tendo que responder a 60 questões. São 10 de língua portuguesa, 10 de raciocínio lógico quantitativo, 5 de ética no serviço público, 15 de noções de administração / situações gerenciais e 20 questões de conhecimentos técnicos.

Para ocupar as vagas de recenseador, o candidato precisa ter o ensino fundamental completo, com o profissional ganhando por produção. O IBGE divulga uma tabela, onde é possível simular a remuneração.

Já as vagas para agente censitário municipal e agente censitário supervisor, os candidatos precisam ter ensino médio completo. Os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente.

Regras para a prova

No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. O IBGE recomenda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.

O candidato deverá seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. O candidato que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo.

IBGE vai visitar mais de 70 milhões de domicílios em 2022

A partir de 1º de agosto, mais de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. O Censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizada a cada dez anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE