Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Divórcios em Cartórios de Notas de Erechim registram queda em 2020

Segundo semestre de 2020 apresentou redução de 4 pontos percentuais no número de dissoluções matrimoniais em comparação com o mesmo período de 2019.

Ascom Colégio Notarial do Brasil /RS
por  Ascom Colégio Notarial do Brasil /RS
05/02/2021 15:07 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O longo período de convivência contínua entre casais durante a pandemia e a facilitação do processo de divórcio em Cartórios de Notas, agora também realizados pela internet pela plataforma (https://www. enotariado.org.br) , não apresentaram reflexos negativos para as famílias de Erechim. Levantamento do Colégio Notarial do Brasil - Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), entidade que reúne os Cartórios de Notas de Erechim, aponta que o segundo semestre de 2020 registrou queda no número de dissoluções matrimoniais na cidade na comparação com 2019.

O número total de 48 divórcios extrajudiciais, realizados diretamente em Cartórios de Notas de Erechim no segundo semestre de 2020, é 4% menor do que as 50 dissoluções matrimoniais de 2019. O número é ainda 9 pontos percentuais menor do que a média da variação anual de divórcios entre 2011 a 2019, que registrava crescimento de 5% desde o ano seguinte à introdução do divórcio direto no Brasil (Emenda Constitucional nº 66/2010).

Freepik

No Rio Grande do Sul, o número total de 3.460 divórcios extrajudiciais, ocorridos no segundo semestre de 2020, é 7% maior do que as 3.221 dissoluções matrimoniais do mesmo período em 2019. A variação entre os dois anos é ainda 7 pontos percentuais superior à média histórica do estado, que apontava uma média estável (0%) nos divórcios em Cartórios desde 2010.

Como fazer um divórcio online

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado (https://www.e-notariado.org.br), onde o casal, em posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Os serviços desta plataforma também estão disponíveis em dispositivos móveis. Pelo e-Notariado também é possível realizar testamentos, inventários, uniões estáveis, escrituras de compra e venda e muitos outros atos. Os valores são os mesmos praticados nos serviços presenciais e regulamentados em tabela definida por lei estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE