Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Ditadura cubana: adolescente é condenada a 8 meses de prisão após protestos

A família não foi informada para onde a menina foi transferida após o julgamento.

BBC Brasil
por  BBC Brasil
24/07/2021 23:12 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma adolescente de 17 anos foi condenada por um tribunal da ditadura cubana por supostamente ter participado dos protestos contra o regime, que ocorreram no último 11 de julho. Gabriela Zequeira, estudante de contabilidade, recebeu pena de 8 meses de prisão por "desordem pública", disse a mãe da adolescente, Yoanis Hernández, à BBC.

Foto: Arquivo da família

"Quando o julgamento acabou, eles me deixaram vê-la por três minutos. A única coisa que pude fazer foi abraçá-la e beijá-la, mais nada", afirmou a mãe de Gabriela à BBC. Segundo a mulher, o julgamento não contou sequer com provas de que Zequeira teria participado das manifestações de 11 de julho. Yoanis também afirmou não ter recebido informações sobre para para onde sua filha foi transferida após o julgamento.

A mãe da jovem ainda afirmou ao veículo que sua filha teria sido presa pelos chamados "vespas negras", que são integrantes da Brigada Nacional Especial do governo cubano, também conhecidos por reprimir manifestantes.

Segundo veiculou a BBC, o Cubalex, um grupo independente de advogados cubanos que acompanha as prisões e julgamentos sumários na ilha pelos protestos, confirmou que Zequeira foi condenada por um tribunal.

Com informações da BBC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE