Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução/Youtube
Santa Catarina

Disparada de casos de Covid-19 em Blumenau é destaque em famoso jornal britânico; Vídeo

Blumenau tinha 68 casos confirmados do novo coronavírus. Esse número saltou para 177 na terça-feira (28), um acréscimo de 160%.

NSC
por  NSC
30/04/2020 10:46 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O vertiginoso crescimento de casos confirmados de Covid-19 em Blumenau em um intervalo de apenas 15 dias virou destaque no Daily Mail, um dos jornais mais populares do Reino Unido. Em seu portal, o veículo destaca que o aumento ocorreu após o relaxamento do isolamento social e a retomada do comércio, reproduzindo inclusive as imagens e o vídeo da reabertura do Shopping Neumarkt que viralizaram nas redes sociais na última semana.

O Daily Mail reproduziu informações publicadas em reportagem do G1 Santa Catarina, que destacou que, no dia 13 de abril, data de reabertura do comércio em praticamente todo o Estado — com exceção de Florianópolis —, Blumenau tinha 68 casos confirmados do novo coronavírus. Esse número saltou para 177 na terça-feira (28), um acréscimo de 160%.

Ao G1, em declaração também reproduzida pelo Daily Mail, o secretário da Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, disse que "existe uma relação entre a abertura do isolamento e o aumento de casos positivos", acrescentando que o município também está testando mais pessoas, o que aumentaria o número. A prefeitura já lançou pregão para comprar 15 mil testes rápidos para detecção de Covid-19.

A reportagem também ouviu o vice-reitor da Furb, João Gurgel, coordenador do Comitê Covid-19 da universidade, pesquisador na área de Saúde Coletiva e integrante de uma comissão criada pela prefeitura para acompanhar a pandemia. Segundo ele, não é possível atribuir uma causa exata ao aumento dos casos, mas "é importante dizer que as medidas de relaxamento acabam promovendo comportamento de massa, e comportamento de massa precisa ser acompanhado, monitorado e não responde muito bem exatamente com a velocidade que a gente trabalha".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE