Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

Diretoria de Bem-Estar Animal de Erechim realizou mais de 3,5 mil castrações e 172 adoções nos últimos anos

Os serviço foram implementados como políticas públicas do município de Erechim em agosto de 2022

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
16/01/2024 09:32 – atualizado há 51 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), informa que através do seu Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, realizou mais de 3.595 castrações desde agosto de 2022, quando o serviço foi implantado no município. O serviço gratuito contribui para a redução de ninhadas indesejadas, abandonos, além de contribuir para a diminuição das zoonoses.

Além disso, o serviço de fiscalização contra maus-tratos aos animais realizou mais de 479 atendimentos presenciais, incluindo orientações, notificações e autuações, visando coibir as ações que podem ser caracterizados como maus-tratos aos animais.

Já o serviço de resgate e atendimento à cães errantes atropelados e feridos, realizou mais de 204 atendimentos que incluem exames, medicações, internações e cirurgias.

E o programa Adote um Amigo, que estimula a adoção responsável de animais abandonados e vítimas de maus-tratos, realizou desde o início da DBEA 172 adoções de animais através das feirinhas de adoção e dos encaminhamentos realizados pela equipe da DBEA.

Vale destacar também que os animais em situação de vulnerabilidade são assistidos pelo Banco de Ração para Animais da Prefeitura. Já foram doadas mais de 11.466,5 quilos de ração para cães e gatos, além de casinhas e utensílios para animais abandonados, animais comunitários, à população que comprove vulnerabilidade social, ONG’s ligadas a causa animal e protetores independentes.

Equilíbrio ambiental e sanitário

Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira a Diretoria de Bem-Estar Animal é responsável por dirigir as ações relacionados aos animais do município, visando o equilíbrio ambiental e sanitário através de ações coordenadas que geram a proteção, defesa, dignidade e bem-estar dos animais de Erechim.

“Só conseguimos apresentar esses resultados graças a criação da DBEA. Vale destacar que entre os serviços administrados pela Diretoria, estão o Centro Municipal de Acolhimento e Proteção aos Cães; o projeto Adote um Amigo; Controle Populacional e Identificação de Cães e Gatos; Banco de Ração e Utensílios para Animais; Unidade de Referência Animal (URA); Fiscalização contra maus tratos aos animais; Atendimento à cães errantes atropelados e feridos; Cão e gato comunitário; além do recolhimento de carcaças de animais em vias públicas”, explica Cristiano Moreira.

O secretário de Meio Ambiente também destaca que o próximo grande desafio é a estrutura a ser entregue para a comunidade. “Erechim terá um Parque Pet, que entre outros olhares, pretende integrar todo esse diferencial sobre o bem-estar animal que o governo municipal disponibiliza à nossa comunidade”, finaliza.

Políticas públicas de proteção aos animais

O prefeito de Erechim, Paulo Polis celebrou os resultados dos serviços da DBEA e destacou que hoje um animal de estimação é como um membro da família e merece ser tratado com dignidade e respeito.

“A criação da DBEA em agosto de 2022 foi um marco histórico na proteção pública voltada aos cães e gatos. Só para termos uma ideia, somente em relação às castrações gratuitas oferecidas pela Prefeitura: antes da criação da DBEA, eram realizadas em torno de 80 castrações por mês. Agora, são realizadas aproximadamente 230 castrações por mês, totalizando 2760 mil por ano, sem custo nenhum para a população que se enquadra nos critérios exigidos para ter acesso ao serviço. Parabéns a essa equipe do Meio Ambiente que, com dedicação, profissionalismo e gestão pública atendem uma grande demanda que atinge todas as cidades brasileiras. Erechim entrou em um novo patamar e marcou a política pública de proteção aos animais com a criação da DBEA”, finaliza Paulo Polis.

Investe + Erechim

Vale ressaltar que as ações de bem-estar e proteção animal integram o Programa de Governo Investe + Erechim e o investimento total em todas as ações está previsto em R$ 1,2 milhão.

Números da Diretoria de Bem-Estar Animal

CASTRAÇÕES: 3.595

VISTORIAS DE MAUS TRATOS: Mais de 479

RAÇÕES DOADAS: Mais de 11.466 quilos

ATENDIMENTOS CLÍNICA DE APOIO, ANIMAIS RESGATADOS: Mais de 204 cães

ANIMAIS ADOTADOS: Mais de 176 adoções

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE