Diretores da rede estadual se reúnem para alinhar metas da educação no RS

Encontro em Porto Alegre debateu desafios da aprendizagem e estratégias pedagógicas que serão aplicadas nas escolas ao longo de 2026

Por Redação Publicado em há 10 horas

O auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, reuniu nesta quarta-feira (4) diretores das cerca de 2,3 mil escolas estaduais do RS para apresentação das metas e estratégias do ano letivo de 2026. O encontro, promovido pelo governo do Estado, teve painéis e debates sobre os desafios da aprendizagem na rede pública.

Com o tema “O Direito à Educação se concretiza na aprendizagem”, o evento focou na definição de estratégias pedagógicas e no alinhamento das ações que serão aplicadas nas escolas ao longo do ano.

Foto: Gustavo Peres/Ascom Seduc

O seminário, transmitido ao vivo pelo canal TV Seduc RS no YouTube, contou com mesas temáticas ao longo do dia. Pela manhã, o debate “Por que o Direito à Educação Ainda Não é Pleno?” tratou do enfrentamento das desigualdades na sala de aula.

Entre os temas, o professor Ricardo Henriques falou sobre o papel da escola pública no combate ao racismo, enquanto o professor Daniel de Oliveira Lima apresentou estratégias para o ensino de Matemática com foco na educação antirracista.

Raquel apresentou o cenário da Rede Estadual, destacando ações da Seduc, como a Política de Proteção à Trajetória do Estudante e o Programa de Educação Antirracista. O painel também trouxe o relato do diretor Marcos Lorandi, de Caxias do Sul, cuja escola reduziu em 10% a diferença de aprovação entre alunos brancos e PPI.

No encerramento da manhã, a especialista Tathyana Gouvêa apresentou um painel sobre tecnologia e educação, destacando os impactos da Inteligência Artificial generativa no ensino. O debate abordou a preparação dos jovens para o mercado de trabalho e o uso estratégico da IA no cotidiano escolar.

O governador Eduardo Leite destacou a importância da liderança com propósito e reforçou o apoio do Estado aos diretores escolares. Em seguida, um painel com a secretária adjunta Stefanie Eskereski abordou a gestão escolar, com contribuições do especialista Alex Moreira e o relato da diretora Karen Soares sobre a administração em contextos complexos.

Foto: Luis André/Secom

No encerramento, os diretores acompanharam a palestra surpresa do filósofo Mario Sergio Cortella, escolhido em enquete da Seduc. Ele falou sobre propósito, ética e gestão escolar, destacando que o diretor é responsável por construir a cultura da escola e fortalecer as relações interpessoais para melhorar a aprendizagem.

O encontro integra uma mobilização maior da Seduc, com três dias de atividades nesta semana. Nos dias 3 e 5 de fevereiro, os diretores participam de formações na Unisinos, em Porto Alegre, com o objetivo de levar às escolas planos de ação definidos para 2026.