Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Direção defensiva é a melhor estratégia para evitar acidentes e salvar vidas

Esse foi o objetivo da capacitação com motoristas da rede municipal de ensino de Centenário. Sábado e domingo também teve Escolinha de Trânsito

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
25/07/2022 11:20 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A equipe da Educação do Trânsito, em parceria com o CFC – Erechim, realizou palestra sobre direção defensiva no trânsito, legislação, para motoristas das escolas municipais de Centenário, e a importância de ser consciente e responsável. A Educação do Trânsito é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social; Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social e Diretoria de Trânsito.

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, afirma que as atividades da Educação do Trânsito iniciaram ainda na sexta-feira. “A palestra com os motoristas escolares de Centenário contou com a colaboração de Soeli Fátima Dos Santos do CFC – Erechim, e abordou, entre outros assuntos, direção defensiva, o que é, como colocá-la em prática, e a sua importância para prevenir acidentes. Além disso, os instrutores falaram também sobre legislação do transporte escolar, exames toxicológicos, e porque não se deve ingerir qualquer bebida alcoólica enquanto se dirige”, comenta.

“Em todas as aulas e capacitações os servidores e instrutores de trânsito enfatizam a necessidade de se ter uma postura consciente e responsável no trânsito, seja como pedestre ou motorista. Mas o principal é sempre transmitir a mensagem de que a única maneira de se evitar acidentes salvar vidas é tendo uma postura preventiva ao dirigir”, explica o secretário.

Escolinha de Trânsito

No fim de semana, a equipe da Escolinha de Trânsito participou do drive de arrecadação de alimentos no sábado (23), na Praça da Bandeira, e no domingo (24), esteve presente no Master Supermercados.

“Nas duas atividades as crianças recebem explicação sobre o circuito, quais são as principais placas e sinalizações, como funciona e de que forma eles devem se comportar. Após essas orientações eles vão para a prática e viram condutores”, explica o secretário, Mario Rossi.

Simular a realidade

A Escolinha de Trânsito, observa o secretário Mario Rossi, tem como objetivo simular o que os motoristas precisam fazer no dia a dia. “E isso é educativo, porque enquanto as crianças estão dirigindo, os agentes fiscalizam o funcionamento do trânsito, e se eles cometem alguma infração ficam uma volta sem andar, só assistindo os outros circularem”, observa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE