Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Dinheiro esquecido em bancos poderá ser resgatado via Pix

SVR (Sistema de Valores a Receber) reabre na terça-feira, dia 7 às 10h.

R7
por  R7
05/03/2023 21:11 – atualizado há 5 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Sistema de Valores a Receber (SVR), que permite o resgate de dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras, será reaberto às 10h desta terça-feira (7) e traz diversas novidades. Entre elas, a possibilidade de que o resgate dos valores seja feito via Pix.

Na nova versão do sistema, o usuário deverá selecionar uma de suas chaves Pix se quiser solicitar o resgate de valores diretamente via SVR.

Na versão anterior do programa, o usuário podia informar dados de contato sem indicar a chave Pix, mas, em muitos casos, os usuários não atendiam aos telefonemas nem respondiam às mensagens das instituições, com receio de golpes, esclarece o BC (Banco Central).

Entre as outras novidades apresentadas pelo BC, também estão a consulta de valores de pessoas falecidas e uma sala de espera virtual, para o caso de haver várias consultas simultâneas que poderiam travar o acesso ao sistema.

A consulta para saber se há valores a receber em bancos e outras instituições foi reaberta na terça-feira (28) por meio do site valoresareceber.bcb.gov.br

Principais mudanças do sistema

• Módulo de consulta a valores a receber de pessoa falecida

• Sala de espera virtual caso o número de pessoas seja maior do que a capacidade do sistema. Esse mecanismo possibilita manter o SVR aberto por prazo indeterminado e com o acesso sem necessidade de novos agendamentos

• Disponibilização de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, ampliando a possibilidade de valores a receber

• Botão para imprimir, salvar e compartilhar, inclusive por WhatsApp, as telas e os protocolos de solicitação do SVR, facilitando o acesso e a guarda das informações do sistema

• Informações sobre contas conjuntas solidárias. Se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou.

De acordo com o BC, 38 milhões de CPFs e 2 milhões de empresas têm algum valor esquecido em contas à espera de resgate.

Como vai funcionar a sala de espera virtual?

Segundo o Banco Central, a sala de espera virtual do novo SVR vai funcionar de forma semelhante à compra de ingressos. Quando muitas pessoas quiserem entrar no sistema ao mesmo tempo, será criada uma fila, que substitui o agendamento usado no ano passado.

O sistema vai informar o número de pessoas na frente do usuário e a estimativa de tempo de espera. Sem fechar a página da fila virtual, o sistema vai informar quando chegar a vez do cidadão e ele terá até 5 minutos para fazer login com a conta gov.br.

Como fazer o resgate do valor?

Para fazer o resgate desse valor, é preciso acessar o SVR (Sistema de Valores a Receber) a partir da terça-feira (7), às 10h, fazendo o login com a conta gov.br. Para valores de pessoa física, por causa do sigilo bancário, a conta gov.br precisa ser nível prata ou ouro.

Para valores de pessoa jurídica, a conta gov.br deve ter o CNPJ vinculado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE