Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Diego Maradona está sendo velado na Casa Rosada, sede do Governo Argentino

Velório começou às 6h desta quinta-feira (26) .Cerca de 1 milhão de pessoas são esperadas.

G1
por  G1
25/11/2020 22:42 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O corpo de Diego Armando Maradona começou a ser velado por volta das 6h desta quinta-feira (26) na Casa Rosada, a sede do governo da Argentina. O corpo de Maradona chegou à Casa Rosada por volta de 1h30. Sua mulher, Claudia, e seus filhos (Dalma, Gianinna, Jana, Diego e Diego Fernando) estão no local, e a cerimônia foi realizada primeiro com a presença dos familiares.

Dentro do palácio presidencial, torcedores emocionados jogam flores e camisetas sob o caixão, que está fechado e coberto pela bandeira da Argentina e por camisas da seleção e do Boca Juniors.

Torcedores jogam flores e camisas em direção ao caixão de Maradona durante velório na Casa Rosada — Foto: Reprodução/GloboNews

Nas primeiras horas, a entrada do público no local tem sido marcada por pequenos tumultos devido à quantidade de pessoas. Por volta das 7h30, houve um princípio de confronto entre a polícia e torcedores que foi controlado. Algumas grades que cercam a Casa Rosada chegaram a ser arremessadas por torcedores. Muitos tentavam entrar ao mesmo tempo no local, mas o fluxo é controlado na porta do palácio presidencial. Por volta das 8h, a situação era mais calma no local.

Princípio de tumulto na Plaza de Mayo, na entrada da Casa Rosada — Foto: Marcos Brindicci/AP

O governo do presidente Alberto Fernández declarou luto oficial de três dias, e estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas participem do funeral.

Uma multidão saiu às ruas de Buenos Aires em plena pandemia para lamentar a morte do ídolo. A Argentina é o nono país com mais casos de Covid no mundo (quase 1,4 milhão) e o décimo em número de mortes (37,7 mil).

Argentinos se despedem de Maradona na Casa Rosada — Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko

A imprensa argentina diz que jogadores da seleção argentina de 1986, que ganharam a Copa do México junto com o craque argentino, também estão no palácio presidencial.

O sepultamento será nos Jardins de Bella Vista, na mesma capela onde foi realizado o velório do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que morreu há dez anos.

Maior jogador da história da Argentina e lenda do futebol mundial, Maradona morreu aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE