Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Diálogo mostra tensão durante tentativa de pouso sob temporal em Porto Alegre

Voo da Copa Airlines não conseguiu pousar em Porto Alegre e alternou para Florianópolis pela tempestade no começo da madrugada deste domingo.

Metsul
por  Metsul
06/09/2021 09:30 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A tripulação do voo 821 da Copa Airlines enfrentou momentos de tensão ao tentar pousar no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre durante temporal com raios e chuva intensa no começo da madrugada deste domingo.

Imagem ilustrativa/Pixabay

No momento em que a aeronave proveniente da Cidade do Panamá fazia sua aproximação final da pista as condições atmosféricas se deterioraram muito com chuva intensa, raios e baixa visibilidade.

À 0h16, o comandante do voo da Copa informou o controle de Porto Alegre que estava enfrentando “turbulência severa” na aproximação de Porto Alegre.

No minuto seguinte, a controladora comunicou ao comandante que estava livre para realizar os desvios que desejasse em razão das condições meteorológicas.

Alguns minutos após, o piloto teve o pouso autorizado em Porto Alegre e foi orientado a entrar em contato com a torre que repassou as orientações sobre a pista e as condições atmosféricas.

Ao redor da 0h25, o piloto do voo 821 chama a torre e não tem resposta, Logo em seguida volta a chamar e alguns segundos após a torre responde. O comandante da empresa panamenha então informa que arremeteu e que as condições atmosféricas eram “muito, muito perigosas” em tom de voz mais alto e visivelmente tenso em meio à tempestade que se abatia na capital gaúcha:

Piloto: Copa 821

Piloto: Copa 821 (com tom de voz mais alto)

Torre: Copa 821. Adiante Copa 821.

Piloto: Arremetendo. Forte tempestade na final.

Torre: Roger, Copa 821. Arremetendo agora?

Piloto: Sim [corte da fonia]

Piloto: Senhor, eu preciso da sua ajuda, por favor. Estamos no meio de uma tempestade forte, desviamos para a esquerda, precisamos de vetoração ou desviamos para Florianópolis. O tempo que você falou na final está realmente, realmente perigoso. Estamos desviando para a esquerda, por favor me dê vetoração para Florianópolis.

A torre, então, repassou o piloto para o controle de Porto Alegre para proceder o desvio para o Aeroporto Hercílio Luz. O comandante ainda pediria alguns minutos “para sair da tempestade”.

O voo 821 da Copa pousou em segurança na capital catarinense à 1h13. Arremetidas são comuns na aviação e os pilotos recorrem ao procedimento por segurança, como numa situação de tempestade que enfrentava Porto Alegre.

Entre 0h e 0h30, nuvens do tipo Cumulonimbus estavam sobre Porto Alegre com chuva torrencial, rajadas de vento e raios. Choveu até 20 mm em alguns bairros da cidade em apenas meia hora. O temporal rapidamente se afastou com o deslocamento mais forte da instabilidade para o oceano.

Conforme alerta da MetSul, as condições do tempo voltam a ficar muito ruins para a aviação no Rio Grande do Sul nos próximos dias com uma frente quente e uma frente fria que trarão temporais de chuva intensa, granizo, muitos raios e vendavais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE