Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Dia Mundial do Rim, uma data para conscientizar sobre a doença renal crônica

Com o tema ‘Saúde dos rins para todos’, proposta é chamar a atenção para necessidade da realização do exame de creatinina.

Salus Loch/ Assessoria HC
por  Salus Loch/ Assessoria HC
11/03/2020 09:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma em cada sete pessoas adultas é portadora de doença renal crônica. Boa parte delas, contudo, não sabe disso, pois, na fase inicial da doença, quase não há sintomas visíveis. É justamente por isso que a Sociedade Internacional e Brasileira de Nefrologia realiza na próxima quinta-feira, 12, o Dia Mundial do Rim, que neste ano tem como tema ‘Saúde dos rins para todos’.

Conforme o diretor técnico do Hospital de Caridade de Erechim, médico nefrologista Paulo Roberto Dall´Agnol, o objetivo é alertar a comunidade e os profissionais da saúde sobre a importância dos rins no bom funcionamento do organismo, além de chamar a atenção para a necessidade da realização do exame de creatinina, capaz de estabelecer o diagnóstico. ‘A doença renal crônica é algo muito sério e grave, aumentando de forma importante o risco de mortes por acidentes cardiovasculares’, pontua o especialista.

15% dos adultos têm doença renal crônica, mas a maioria não sabe. Para evitar complicações, o nefrologista Paulo Dall´Agnol destaca que a melhor saída é a realização do exame de creatinina.

Como evitar ou prevenir?

Segundo Dall´Agnol, o exame de creatinina permite que a pessoa saiba se tem ou não a doença, fazendo com que, de posse do diagnóstico, possa se tratar. Além disso, é importante estar atento aos fatores de risco como hipertensão, diabetes, obesidade, entre outros.

O médico também indica que deve se evitar o uso de anti-inflamatórios, além de estimular a prática de exercícios físicos regulares e de uma alimentação saudável, com pouco sal e açúcar, por exemplo.

Caso a pessoa seja portadora de alguma doença renal deve consultar o médico regularmente.

Saiba mais

# A dosagem de creatinina no sangue é uma forma de avaliar a função dos rins. Níveis acima do limite normal indicam doença renal.

# Estima-se que 24 milhões de pessoas no Brasil tenham doença renal crônica, sendo que a cada 24 horas, 55 delas iniciam o tratamento dialítico para insuficiência renal.

# Em 2017, o Brasil gastou mais de R$ 6,7 bilhões com tratamento de pessoas com doenças renais crônicas, segundo o CDC/SUS/IBGE.

Quando pedir o exame de creatinina?

Conforme Dall´Agnol, o paciente deve pedir a dosagem da creatinina nos exames de rotina, especialmente se a pessoa:

  • Tem histórico familiar de doença renal crônica;
  • Tem diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade ou fuma;
  • Apresenta infecções urinárias e/ou cálculos renais de repetição;
  • Faz uso de medicamentos que possam comprometer a função dos rins;
  • Tem mais de 50 anos;

Outras condições que justificam o exame são: inchaços sem causas aparentes, sangue na urina, urina que forma espuma após a micção, perda de peso/apetite, fraqueza ou náuseas, criança com dificuldade de crescimento e gravidez com suspeita de pré-eclâmpsia.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE