Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais: Secretaria de Saúde intensifica ações de conscientização

O dia 28 de julho é uma data simbólica, marcando o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
28/07/2023 09:14 – atualizado há 22 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O dia 28 de julho é uma data simbólica, marcando o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Em virtude dessa importante ocasião, a Secretaria de Saúde de Erechim, por meio da Vigilância Epidemiológica do Programa de Controle das Hepatites Virais, está promovendo uma série de atividades durante todo o mês de julho, com o objetivo de chamar a atenção para a questão das hepatites virais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Entre as ações programadas, destaca-se o engajamento das equipes de Estratégia de Saúde da Família, com especial ênfase nos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que priorizarão, durante as visitas domiciliares, a orientação sobre as hepatites virais.

Também estão sendo realizadas palestras e atividades educativas em grupos específicos, como hipertensos, gestantes e outros, a fim de fornecer informações relevantes sobre o tema.

Foram realizadas capacitações sobre Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C nas UBS, CAPS/AD, CAPS Saúde Mental e Saúde prisional com profissionais da saúde durante o mês de julho.

Para fortalecer ainda mais a detecção precoce e o diagnóstico das hepatites B e C, as UBSs estão intensificando a realização dos testes rápidos, que são gratuitos e disponíveis para a população.

Outra medida importante é a atualização do esquema vacinal para a hepatite B, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. É fundamental que a população esteja ciente da importância de completar o esquema de vacinação para garantir sua eficácia.

A conscientização sobre a importância das medidas de segurança nos ambientes de trabalho também está sendo abordada. A Vigilância Sanitária está realizando inspeções em salões de beleza, maquiagem definitiva e estúdios de tatuagem, com o intuito de conscientizar os profissionais sobre a importância das medidas de segurança nesses locais.

Em caso de orientação, investigação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos de hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um serviço de referência, localizado no setor de Vigilância Epidemiológica. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3520-7243.


Hepatites Virais


As hepatites virais são um grupo de doenças de grande importância para a saúde pública no Brasil e no mundo. Elas são causadas por diferentes vírus, sendo os mais comuns no Brasil os vírus A, B e C, existindo ainda o tipo D e o vírus da hepatite E (este último menos frequente no país).

Essas infecções afetam o fígado, causando desde alterações leves até graves, podendo muitas vezes ser assintomáticas. Quando os sintomas estão presentes, podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As formas de transmissão variam de acordo com o tipo de hepatite. As hepatites A e E são transmitidas de forma fecal-oral, enquanto as hepatites B, C e D são transmitidas pelo sangue e via sexual.

Para prevenir as hepatites A e E, é importante ingerir água tratada ou fervida, lavar bem alimentos crus, cozinhar adequadamente peixes, mariscos e crustáceos, e higienizar as mãos após usar o banheiro. Já para as hepatites B, C e D, a prevenção inclui o uso de preservativos masculinos ou femininos, a esterilização adequada e o não compartilhamento de materiais perfurocortantes.

A vacinação contra a hepatite A é rotina no calendário vacinal da criança e é aplicada aos 15 meses de idade. Além disso, está disponível para portadores de algumas doenças crônicas, conforme a orientação do Ministério da Saúde. A vacina contra a hepatite B também faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e requer o esquema completo para garantir sua eficácia. Não existe vacina disponível para a hepatite C.

É importante ressaltar que atualmente estão disponíveis os Testes Rápidos, que são exames de triagem para as hepatites B e C. Esses testes são gratuitos e podem ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

A Secretaria de Saúde de Erechim reforça o compromisso em promover a conscientização sobre as hepatites virais e incentivar a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

--

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE