Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Dia Estadual do Patrimônio Cultural terá programação híbrida em 2021

A data será celebrada oficialmente nos dias 14 e 15 de agosto, mas as atividades se estenderão por todo o mês, em mais de 70 municípios.

Ascom Sedac
por  Ascom Sedac
12/08/2021 06:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Envolver a comunidade no reconhecimento e na valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul é o objetivo da terceira edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que neste ano tem como tema a Educação Patrimonial. A data será celebrada oficialmente nos dias 14 e 15 de agosto, mas as atividades se estenderão por todo o mês, em mais de 70 municípios.

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), e reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul. Em 2021, a programação será híbrida, com atividades presenciais e on-line, que convidam o público a refletir e se mobilizar em relação ao seu próprio patrimônio.

"Após um ano atípico e com diversas restrições, estamos retomando os eventos presenciais. O Dia do Patrimônio de 2021 marca o esforço e a mobilização da sociedade gaúcha em estimular esse reencontro com segurança, mantendo viva a importância de pensar e celebrar o patrimônio cultural do nosso Estado", afirma a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

"O destaque neste ano é para as ações educativas promovidas. São atividades com escolas, atividades formativas, como os webinários, ações de sensibilização, oficinas, quiz sobre patrimônio cultural e ações com universidades, entre outras", comenta a assessora técnica da Sedac Luisa Maciel.

Programação

A Sedac organiza a programação de todo o Rio Grande do Sul, que é divulgada no site do Dia Estadual do Patrimônio Cultural e nas redes sociais (Instagram e Facebook).

Para conferir a programação completa, acesse o mapa.

Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Em abril de 2019, o governo do Estado decretou 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, e a sua celebração ocorre no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural também é comemorado em 17 de agosto, em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que dirigiu por 30 anos. Nesta data, a Sedac propõe aos municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais que desenvolvam atividades tais como visitação guiada a prédios históricos, manifestações artísticas ao ar livre, oficinas técnicas e ações de educação patrimonial, entre outras.

No primeiro ano de celebração, 60 municípios do Rio Grande do Sul contaram com diversas atividades. Em 2020, em função da pandemia, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural precisou se reinventar. Assim, as ações duraram todo o mês de agosto, em formato on-line, em 50 municípios. A temática do ano foi Narrativas abrangentes: memórias e identidades, tratando do patrimônio imaterial, escolhido a partir da regulamentação do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial no âmbito estadual, em 2019, e estabeleceu uma base legal para trabalhar com o assunto, descrevendo todos os procedimentos necessários para que se realizem os processos de análise por parte da Sedac e do Iphae. As atividades debateram sobre os diferentes aspectos da cultura gaúcha, tais como as criações artísticas e científicas, os saberes tradicionais, as celebrações e os lugares.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE