Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Dia dos Namorados: pesquise preços e comemore do começo ao fim

“Antes de tudo, o consumidor que vai presentear a pessoa amada precisa pesquisar o preço e se atentar a alguns detalhes durante a compra do presente”, afirma diretora do Procon, Andressa Battisti

Divulgação
por  Divulgação
10/06/2022 16:41 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Muitos casais apaixonados irão comemorar, no próximo domingo, dia 12, o Dia dos Namorados. Para evitar aborrecimentos durante a compra dos presentes e até mesmo durante a comemoração, o Procon de Erechim preparou algumas dicas.

A diretora do Procon, Andressa Battisti, ressalta que, antes de tudo, a dica mais importante é pesquisar os preços: “Antes de tudo, o consumidor que vai presentear a pessoa amada precisa pesquisar o preço e se atentar a alguns detalhes durante a compra do presente”, afirma.

Presentes

- Os valores das mercadorias devem estar expressos nas prateleiras e na vitrine;
- O ideal é que o consumidor saia de casa sabendo o que realmente vai comprar, assim evita as famosas compras por impulso;
- O comerciante não pode estabelecer um valor mínimo para o pagamento via cartão de crédito ou débito;
- O comerciante deverá expor de forma clara os valores parcelados e à vista, dando assim a opção de escolha para o consumidor.
- É preciso saber sobre a possibilidade de troca do presente, em razão de cor, modelo ou tamanho. A lei só obriga a troca de mercadoria por defeito.
- Se o produto for eletroeletrônico é preciso testá-lo na loja. Em caso de defeito, o estabelecimento tem 30 dias para reparar o produto e devolvê-lo. A lei não garante a troca imediata.
- Já nas compras pela internet, o consumidor deverá redobrar a atenção. Deve-se certificar de que a página é de confiança. Nestes casos, conforme o Código do Consumidor, o cliente tem sete dias, contados após a compra da mercadoria, para cancelar o pedido.

Jantar

- Os estabelecimentos que cobram couvert artístico (taxa) têm de deixar a informação clara e informar o consumidor previamente;
- Em restaurantes com rodízio não é permitida a cobrança distinta para homem ou mulher.
- O pagamento de gorjeta é opcional. Se o serviço vier incluso na conta, o consumidor não precisa pagá-la na íntegra, pode dar o percentual que achar mais conveniente ou simplesmente não pagar pela taxa.

Endereço do Procon

Se for identificada alguma prática abusiva, o consumidor deve denunciar ao Procon de Erechim pelo telefone 35207089, pelo e-mail: procon@erechim.gov.br e, também, pelo atendimento das 8h30 às 17 horas, na rua Itália, 135.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE