RELIGIÃO
Dia do Seminarista: fé, discernimento e esperança marcam a formação vocacional em Erechim
No Dia do Seminarista, que foi comemorado neste domingo, 21, Igreja destaca o processo de discernimento e preparação que acompanha adolescentes e jovens rumo ao sacerdócio.
Neste 21 de junho, data em que a Igreja celebra São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude e dos seminaristas, a Diocese de Erexim convida os fiéis a rezarem pelas vocações sacerdotais e pelos jovens que se encontram em processo de discernimento e formação.
Atualmente, a Diocese conta com oito seminaristas vinculados ao Seminário Menor Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com idades entre 12 e 16 anos, e três seminaristas no Seminário Maior São José, que vivem as etapas iniciais da preparação para o sacerdócio. O acompanhamento vocacional começa ainda na adolescência, com encontros periódicos voltados ao crescimento espiritual, humano, comunitário e pastoral.
Segundo o padre Isalino Rodrigues, responsável pelo Seminário Menor, o discernimento acontece de forma gradual e exige maturidade e acompanhamento. Ele ressalta que o processo é valioso mesmo quando o jovem percebe que sua vocação não é o sacerdócio, pois contribui para a descoberta de seu chamado cristão e para o amadurecimento pessoal.
No Seminário Maior, os seminaristas dedicam-se às etapas do Propedêutico e Discipular. De acordo com o reitor, padre Giovani Momo, a formação busca desenvolver integralmente os futuros presbíteros nas dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral. “O que percebo, por parte dos seminaristas, é a alegria de viver a vocação neste tempo inicial”, afirma.
Ao celebrar o Dia do Seminarista, a Diocese reforça a importância de cultivar e apoiar as vocações. Padre Giovani também pede orações pelos vocacionados, suas famílias e comunidades, para que Deus continue chamando novos operários para a missão da Igreja e sustentando aqueles que já responderam ao chamado.

Seminaristas do Seminário Menor
Leonardo José Frigotto
Otávio Segatt Dalastra
Davi Pasinotto
Breno Antônio Zucchi
Felipe Gonçalves Duarte Chies
Vinicius Arthur May
Henrique Bertuzzi Faenello
Marcos Vinícius Pauleti

Seminaristas do Seminário Maior
Etapa do Propedêutico:
Wellinton Ogliari
Etapa do Discipulado:
Alisson Mezalira – 1º ano da Filosofia
Henryque Beatrici Consoli – 2º da Filosofia